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Procon de Vitória dá 10 dias para ES Gás explicar furo em tubulação

Procon de Vitória dá 10 dias para ES Gás explicar furo em tubulação

Órgão da prefeitura municipal cobra explicações da concessionária, mas ainda não apontou medidas relacionadas à empresa de telefonia citada como responsável pela perfuração

Publicado em 11 de abril de 2024 às 21:22

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Local da perfuração que atingiu duto de gás
Local da perfuração que atingiu duto de gás na avenida Dante Michelini. (TV Gazeta)

O Procon de Vitória notificou a ES Gás, responsável pela distribuição do produto na Capital, para dar detalhes sobre a perfuração em um duto da companhia, provocado durante obras da QMC Telecom na Avenida Dante Michelini, em Camburi, e que deixou cerca de 13 mil consumidores desabastecidos, em Jardim da Penha, Mata da Praia, Bairro República e Goiabeiras. O serviço foi suspenso na noite de domingo (7) e restabelecido gradativamente, sendo retomado totalmente apenas 72 horas depois, na quarta-feira (10)

Em nota, o órgão da prefeitura relaciona as cobranças à concessionária, para a qual deu um prazo de 10 dias para responder, mas ainda não apontou medidas voltadas à empresa de telefonia apontada como responsável pela perfuração. Confira os questionamentos: 

1. Em relação à interrupção do serviço de fornecimento de gás encanado:

  • Descreva completamente o incidente, incluindo data, hora e local exatos;
  • Informe as circunstâncias em torno do incidente, incluindo como e a causa de a tubulação de gás ter sido danificada;
  •  Informe quantas unidades consumidoras foram impactadas e tiveram o serviço suspenso;
  • Informe quais os danos gerados aos consumidores

2. Em relação ao reestabelecimento da prestação do serviço:

  • Informe quais as condutas desta fornecedora para o reestabelecimento do fornecimento de gás encanado;
  • Apresente relatório das tratativas que foram tomadas após a ciência do ocorrido;
  • Informe se os serviços foram reestabelecidos para todos os usuários. Se sim, em qual prazo? Se não, qual o prazo para restabelecimento?

Procon de Vitória dá 10 dias para ES Gás explicar furo em tubulação

3. Em relação às políticas e condutas de segurança e prevenção:

  • Apresente informações sobre os procedimentos de segurança implementados para proteger suas tubulações de gás contra danos e interferências externas;
  • Apresente informações sobre medidas propostas para prevenir incidentes semelhantes no futuro, como, por exemplo, melhorias nos procedimentos de segurança e/ou revisão dos contratos com empresas que utilizem do mesmo espaço para prestarem serviços.

Ainda em nota, o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi, ressalta que o caso está sendo acompanhado pela administração municipal. 

"A gente acompanhou, verificou se a empresa estava empenhando os esforços para restabelecer o serviço de forma gradativa. Concomitantemente, a gente notificou a empresa para que apresentasse esclarecimentos sobre o ocorrido e sobre a prestação de serviço para a prefeitura apurar posteriormente, já que o serviço foi restabelecido, e aí, então, avaliar as medidas que serão tomadas a seguir dos esclarecimentos prestados, que podem ser advertência, multa, entre outras ações que o Procon pode tomar", disse o secretário.

A gerente do Procon, Raquel Vionet, acrescentou que, na notificação, foi solicitada a especificação do horário para que o órgão esteja informado sobre momento do restabelecimento do serviço de gás em cada localidade e o plano de contingenciamento que a ES Gás dispõe. 

Investigações

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) já iniciou uma apuração sobre o caso e pode propor uma ação civil pública em favor dos consumidores afetados pela suspensão no abastecimento de gás, segundo afirma o advogado Marcelo Pacheco Machado. Ele acrescenta que moradores e comerciantes prejudicados também podem, individualmente, recorrer à Justiça, solicitando indenização, tanto por dano moral quanto material.

Ao identificar a perfuração no duto de gás ainda no domingo (7), a ES Gás suspendeu a distribuição em quatro bairros contemplados pelo serviço (Jardim da Penha, Bairro República, Mata da Praia e Goiabeiras), como medida de segurança, até que fosse corrigido o problema. A concessionária aponta que o dano foi causado pela empresa de telefonia, cujas obras foram autorizadas pela Prefeitura de Vitória, e que não havia sido informada sobre a realização das intervenções

Após divulgação da nota do Procon, a comunicação da Prefeitura de Vitória voltou a ser questionada sobre medidas relacionadas à empresa de telefonia, mas não houve retorno.

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