> >
Polícia Civil do ES investiga exposição de dados de menina grávida

Polícia Civil do ES investiga exposição de dados de menina grávida

O caso vai ser apurado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Publicado em 18 de agosto de 2020 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Computador
Computador. (Pixabay)

A Polícia Civil capixaba abriu procedimento para  investigar publicações nas redes sociais que expuseram o nome da menina de 10 anos que ficou grávida após sofrer abusos sexuais, além do endereço do hospital em que ela foi internada. O caso vai ser apurado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

No dia 7 de agosto, a criança foi levada para o Hospital Alberto Silvares, em São Mateus, reclamando de dores na barriga. Ao examiná-la, o médico de plantão descobriu que a menina estava grávida. 

A Delegacia de Proteção e Criança e ao Adolescente abriu um inquérito e indiciou o tio da menina, de 33 anos, pelo crime de estupro de vulnerável. Visando garantir o direito de interrupção da gestação decorrente de um estupro, a Justiça decidiu a favor da retirada do feto

Durante o final de semana, publicações nas redes sociais tornaram públicos dados sobre a criança – que teve, então, a privacidade e a dignidade violadas, mais uma vez. Grupos religiosos chegaram a ir para a frente do hospital protestar contra o aborto legal. 

REMOÇÃO DE VÍDEO

Na tarde de ontem, a Justiça removeu vídeo publicado pela extremista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, no qual ela expunha informações sobre a menina. A empresa afirmou à reportagem que a publicação infringia suas políticas e colocava pessoas em risco.

No domingo (16), a Justiça do Espírito Santo determinou que Twitter, Facebook e YouTube (Google Brasil) retirassem do ar em até 24 horas publicações que contivessem informações sobre a menina. 

A decisão liminar foi tomada após ação civil pública protocolada pela Defensoria Pública do Espírito Santo, que indicou os links que considerou que colocavam em risco a menina e sua família.

Por nota, a Polícia Civil informou que "instaurou um procedimento para apurar as publicações feitas nas redes sociais que expuseram o nome da vítima e o hospital onde ela foi internada". No entanto, nenhum outro detalhe será repassado no momento.

MP INVESTIGA VAZAMENTO

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) instaurou um procedimento para investigar possíveis vazamentos de informações sobre a menina de 10 anos. Todas as informações relativas ao caso são sigilosas.

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (17), o MPES também garantiu que está tomando “todas as medidas para preservar e proteger a intimidade da criança, sob pena de responsabilização” e que “atua desde o início do caso, visando à proteção, à saúde e ao resguardo dos direitos da vítima”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais