> >
Pilotos vão espalhar 300 mil sementes em campeonato de parapente no ES

Pilotos vão espalhar 300 mil sementes em campeonato de parapente no ES

Iniciativa vai acontecer entre os próximos dias 27 e 29 de maio; estimativa é gerar, em até sete anos, cerca de 9 mil palmeiras-juçaras adultas

Publicado em 26 de maio de 2022 às 19:48

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A palmeira juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica e, por isso, é indicada para a região do Vale da Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves
Palmeira-juçara é uma espécie nativa da Mata Atlântica, por isso é indicada para a região do Vale da Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves. (Divulgação | Incaper)

Esporte e sustentabilidade de mãos dadas: cerca de 300 mil sementes de palmeira-juçara serão espalhadas por pilotos de parapente durante a disputa da 4ª etapa do Campeonato Capixaba, que acontecerá entre esta sexta-feira (27) e o próximo domingo (29), em Alfredo Chaves, na Região Serrana do Estado.

Nativas da região, as sementes serão jogadas sobre o vale da Cachoeira Alta, por já ser uma área com mata mais densa, propiciando a germinação da espécie, que depende da sombra para germinar. A expectativa é que a iniciativa dê origem a cerca de nove mil plantas adultas nos próximos sete anos.

Aspas de citação

Os voos ocorrem, em média, a 500 metros de altura. A previsão é que sejam feitos mais de 200 voos na competição e que cada piloto saia com 1 kg de semente

Marcelo Ladeia
Extensionista do escritório do Incaper em Alfredo Chaves
Aspas de citação

Todas as sementes foram doadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), após um pedido da organização do evento. Elas foram disponibilizadas graças à parceria com a agroindústria de Rio Novo do Sul, que faz o processamento dos grãos da palmeira-juçara.

"A ação visa o enriquecimento florestal e propicia a exploração do fruto, com propriedades nutricionais muito benéficas à nossa saúde. Essa planta também é uma importante ferramenta ambiental por reter bastante água da chuva nos lençóis freáticos", afirmou o extensionista Marcelo Ladeia, do Incaper.

Além disso, ele explicou que a palmeira-juçara pode trazer renda para as famílias no futuro. "O fruto é muito bem aceito no mercado. A legislação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) prevê que só um cacho deve ser deixado para alimentação dos animais e disseminação da espécie", disse.

200 kg
É a quantidade de sementes de palmeira-juçara que será despejada em vale de Alfredo Chaves

À frente da organização da 4ª etapa do Campeonato Capixaba de Parapente de 2022, o piloto Rodolpho Calvalini afirmou que a iniciativa é uma espécie de "segunda edição" de uma ação adotada há cerca de 20 anos, que também aconteceu na região do vale da Cachoeira Alta.

"Fizemos aqui o voo ecológico e decidimos repetir porque foi um sucesso. Até agora, nós temos 110 pilotos inscritos, mas a expectativa é que tenhamos mais de 200 e que todos soltem sementes", disse. Segundo ele, o evento é aberto ao público, mas o acesso à rampa será restrito até as 10h de cada dia.

Pilotos vão espalhar 300 mil sementes em campeonato de parapente no ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais