> >
Parece verão: com cerca de 1,3 mil mortos, praias do ES seguem cheias

Parece verão: com cerca de 1,3 mil mortos, praias do ES seguem cheias

Na orla da Grande Vitória o movimento é grande tanto no calçadão quanto na areia.  Índice de isolamento social continua abaixo do necessário.

Publicado em 21 de junho de 2020 às 15:56- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Praia da guarderia, em Vitória
Praia da Guarderia, em Vitória: movimentação típica de período anterior à pandemia foi registrada neste domingo (21). (Ricardo Medeiros)

O apelo constante das autoridades de Saúde e do governo do Estado para que os capixabas respeitem o isolamento social não tem sido suficiente para esvaziar a orla nos finais de semana. Cena que tem se repetido, neste domingo (21) ensolarado as praias da Grande Vitória parecem estar em pleno verão: faixas de areia cheias de pessoas tomando banho de sol ou de mar. Enquanto isso, a taxa de ocupação de leitos na região metropolitana passa de 82% e o número de óbitos chegou a 1.328 neste domingo.

Nas vias que dão acesso à praia de Manguinhos, na Serra, é grande o número de carros estacionados. O presidente da associação de moradores no bairro, Guilherme Lima, pede ajuda das autoridades. "Precisamos do apoio para se fazer cumprir o decreto. O povo está brincando com coisa séria!" A entidade chegou a lançar uma campanha ressaltando que  "visitantes não são bem-vindos durante a pandemia." 

Guilherme adianta que a associação pretende fazer um painel de frente para o mar com o número de casos de Covid em Manguinhos que, pelo Painel Covid-19, tem atualmente 26 pessoas infectadas. "Os casos aqui estão dobrando! Todo mundo da Grande Vitória vem curtir praia em Manguinhos e nós, os moradores, ficamos acuados. Cumprimos a quarentena e o isolamento social e as pessoas vêm se divertir, deixam o coronavírus aqui e voltam para suas casas", sustenta.

Em Vitória, onde o coronavírus já infectou mais de 5,7 mil pessoas, a praia da Guarderia, na Praia do Canto, está cheia de banhistas aproveitando o sol. O fotógrafo Ricardo Medeiros, de A Gazeta, registrou a cena.

Banhistas na praia da guarderia, em Vitória, em meio à pandemia(Ricardo Medeiros)

Em Vila Velha, Ricardo Medeiros também registrou guarda-sóis abertos e muita gente aproveitando o dia para se bronzear. A cidade já tem mais de 200 mortes pela Covid-19 e tem um dos piores índices de isolamento social no Estado, com uma média de 46%, longe do que seria necessário para ajudar a achatar a curva de contágio do coronavírus.

DECRETO ESTADUAL RESTRINGE MAS NÃO PROÍBE, DIZ PREFEITURA

A prefeitura de Serra sustenta que as ações de fiscalização estão sendo feitas e intensificadas aos finais de semana, "especialmente no balneário". "Equipes da Guarda Municipal e de Trânsito estão abordando motoristas nas orlas do município. Nossos agentes orientam sobre a importância da utilização de máscaras, álcool em gel e a necessidade de respeitar o isolamento social", disse por nota.

A prefeitura de Vila Velha informou que a fiscalização tem sido feita diariamente.  "As ações de fiscalização em locais públicos com aglomerações estão sendo realizadas diariamente de forma integrada com equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e fiscais da Vigilância Sanitária, além dos guarda-vidas que atuam com abordagens preventivas ao longo das praias e no calçadão", diz o texto.

A secretaria de Defesa Social e Transito esclarece que abordagem que é feita na orla pelos guarda-vidas é para orientar os banhistas para que não permaneçam na praia, evitem aglomerações, observem a necessidade do distanciamento social, dos protocolos de higiene e o uso de máscaras e segue as determinações do decretado estadual que "restringe, mas não proíbe a circulação de pessoas em áreas públicas". Em 40 dias de fiscalização, de acordo com a nota,  a Guarda Municipal já recebeu mais de 4 mil denúncias de aglomeração pelo Whatsapp do "Plantão Coronavírus”, incluindo as praias e a orla da cidade.

A prefeitura de Vitória também garantiu que a fiscalização tem sido feita. Por nota, informou que agentes da Guarda Municipal, com apoio de dez salva-vidas, atuaram nos pontos mais movimentados das praias da Capital, "orientando as pessoas a não se aglomerarem." Os agentes e os salva-vidas, diz ainda, pediram que as máscaras fossem usadas e que se respeitasse o distanciamento entre as pessoas. 

Carros estacionados em Manguinhos(Internauta)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais