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Motorista recusa pedido de parada no ponto de ônibus. E agora?

Motorista recusa pedido de parada no ponto de ônibus. E agora?

Passageiros argumentam que alguns motoristas não param mesmo com os coletivos sem a lotação máxima. Usuários alegam que a saída dos cobradores acentuou o problema

Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 15:56

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ônibus do sistema Transcol circulando, em Vitória
Capixabas enfrentam todos os dias um desafio para embarcar nos ônibus da Grande Vitória, especialmente nos horários de pico. (Ricardo Medeiros)
Nayra Loureiro
Estagiária / [email protected]

Horário de pico, trânsito e pontos de ônibus lotados de trabalhadores com pressa de voltar para casa após um longo dia de trabalho. Assim é a rotina de muitos capixabas. Em meio a tudo isso, surge um obstáculo: os motoristas que recusam o pedido de parada dos passageiros. Você já passou por isso?

Ricardo José Jardim Borba é morador do bairro Porto Canoa, na Serra, e afirma que todos os dias, principalmente entre as 5h30 e 7h da manhã, horário em que a população precisa dos coletivos para irem ao trabalho, os motoristas não param nos pontos de ônibus do bairro. 

“Mesmo com o ônibus com capacidade para receber mais passageiros, eles não param. Muitas pessoas ficam aglomeradas na frente no ônibus, o que impede que o motorista tenha a visão da parte traseira no veículo, que muitas vezes está lotado na parte da frente e vazio na parte de trás”, disse.

O morador também destaca a falta que os cobradores fazem nos coletivos. “Sem os cobradores, muitas pessoas ficam na frente do ônibus para saltar na entrada do terminal com o objetivo de recarregar o cartão. Isso causa um gargalo muito grande”, argumentou.

A Assistente de Educação Infantil Rosângela Bonfim vive as mesmas situações. Ela utiliza o transporte público diariamente e costuma pegar as linhas que fazem o trajeto do Terminal de Carapina ao Terminal de São Torquato. “É comum os ônibus estarem lotados na frente e vazio atrás. Mesmo assim os motoristas não param”, disse.

Procurada pela reportagem, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) garantiu que “os motoristas de ônibus de todas as linhas do Sistema Transcol devem seguir o mesmo protocolo de parada em todos os pontos cadastrados, para embarque e desembarque de passageiros, a não ser nas linhas do tipo "Expresso””. Ou seja, os motoristas que passam direto nos pontos de ônibus estão cometendo uma infração.

Como denunciar

A Ceturb/ES orienta os passageiros a ajudarem com a fiscalização por meio de denúncias que podem ser feitas através do Disque Ceturb (0800 039 1517). Por nota, a companhia informa, também, que para a realização de uma denúncia ou sugestão de melhoria, é necessário saber o número de registro do ônibus (localizado acima das portas), o horário em que o veículo transitava e o número da linha que operava no momento, para que o veículo e o motorista sejam identificados e as medidas cabíveis sejam adotadas.

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