> >
Escolas particulares do ES terão de rodízio de alunos a transmissão ao vivo

Escolas particulares do ES terão de rodízio de alunos a transmissão ao vivo

A maioria das instituições informou que vai retomar as atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (5) com o acolhimento das turmas

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 16:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jovens ouvindo explicaçao de professor na sala de aula
Na preparação da volta às aulas, as salas deverão ser organizadas de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos. (shutterstock)

Após quase sete meses de atividades presenciais suspensas devido à pandemia da Covid-19, o governo do Estado autorizou a retomada das aulas na rede particular do Espírito Santo a partir da próxima segunda-feira (5) e, em boa parte das instituições consultadas por A Gazeta, o retorno acontecerá nesse dia ou ao longo de outubro. Com escalonamento, rodízio e medidas sanitárias que, na avaliação das escolas, permitirão uma volta segura. O primeiro momento, contudo, será de acolhimento. 

Escolas particulares do ES terão de rodízio de alunos a transmissão ao vivo

Na Escola Monteiro, as famílias estão sendo questionadas sobre o retorno para que a instituição identifique a quantidade de alunos que, de fato, vão voltar para as aulas presenciais. A partir desse resultado, será possível definir escalonamento – a ordem das turmas para o retorno – e eventual rodízio (parte presencial, parte em casa) para garantir o distanciamento mínimo nos ambientes, definido em 1,5 metro no protocolo de biossegurança do governo. Mas, seja como for a resposta dos pais, assim que as crianças e adolescentes retornarem, não terão atividades curriculares imediatamente. 

"O processo inicial é de acolhimento, de enorme atenção a essa área. Vai ter conversa, instrução sobre o que pode e o que não pode na escola, um momento de muita escuta do que estão mais precisando", pontua Eduardo Costa Gomes, gestor da Escola Monteiro e vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES).

A adoção dessa prática foi ratificada pela diretora pedagógica da Escola da Ilha, Ignez Martins Pimenta. "Entendemos que, no retorno, será necessário fazer o acolhimento às famílias e alunos, para atender as demandas emocionais, e realizaremos no momento oportuno uma análise diagnóstica de cada grupo."

Essa avaliação também está no planejamento do Darwin, que pretende verificar o nível de aprendizado dos alunos ao longo do período que ficaram em casa e, conforme o resultado, serão oferecidas oficinas de reforço. "Mas a prioridade  é a saúde emocional dos alunos no retorno às aulas. Por isso, além das medidas pedagógicas e de biossegurança, estamos elaborando também um protocolo para cuidar do bem-estar emocional dos estudantes", frisou o centro de ensino, em nota. 

As famílias terão a opção de manter os filhos em casa até o final do ano letivo e, para que possam acompanhar as atividades, as escolas vão continuar com transmissões on-line - ao vivo e, em alguns casos,  com opção de download e gravação. Agora, se os pais decidirem, em um segundo momento, que querem as aulas presenciais, deverão avisar antecipadamente para que a instituição tenha tempo de organizar o retorno. Não será possível a volta de um dia para o outro. 

No Centro Educacional Leonardo Da Vinci, há uma situação diferenciada: todos os alunos do 3ª ano do ensino médio deverão retornar presencialmente, pois as aulas serão ministradas em auditório com capacidade para 200 pessoas, ou seja, local onde será possível adotar o distanciamento mínimo. A presença somente será liberada no caso em que o estudante ou familiar seja de grupo de risco. 

Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) está acompanhando o processo de retomada das escolas particulares e, em reunião nesta segunda-feira (28) com representantes do Sinepe-ES, orientou a entidade sobre alguns procedimentos para garantir a volta presencial.  No encontro, segundo nota do órgão, "o sindicato se comprometeu a encaminhar para as escolas filiadas todos os requisitos e protocolos de biossegurança que devem ser adotados para a reabertura segura dos estabelecimentos de ensino, atendendo a legislação vigente nos cuidados de proteção necessários para se evitar a contaminação pela Covid-19."

O QUE DIZEM AS ESCOLAS

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Alphabetz

    Retorno: a escola retomará as atividades presenciais na próxima segunda-feira, dia 5. Turmas e atividades: aguarda o protocolo do governo do Estado para a educação infantil a fim de definir como se dará o processo de retomada. Medidas de segurança: a instituição preparou um protocolo para atender as medidas sanitárias e adquiriu, entre outros itens, medidores de temperatura, tapetes sanitizantes, totem de álcool em gel acionado por pedal e dispensadores para as salas. Os professores vão receber  máscaras, face shields (protetor facial em acrílico) e jalecos. Já o protocolo do governo vai determinar as demais medidas que precisarão ser adotadas. 

  • 02

    América

    Retorno: na próxima segunda-feira, dia 5. Turmas: todos os segmentos. Atividades: não haverá necessidade de rodízio porque os grupos são pequenos e estão instalados em salas amplas, sendo possível garantir o distanciamento mesmo com a turma completa. Os pais poderão optar por manter os filhos em atividade remota, mas haverá mudança nos modelos, que são diferentes para cada etapa, e estão passando por ajustes para ficarem alinhados à dinâmica presencial. Até o final da semana, as famílias serão informadas. Medidas de segurança: entre outras ações, aferição de temperatura na recepção, comunicação visual para orientar sobre o distanciamento, dispensadores de álcool em gel no ambiente escolar, horário de entrada e saída diferenciados. 

  • 03

    Americano

    Retorno: O colégio vai consultar as famílias para definir a retomada das atividades presenciais. Turmas: A ordem para a volta dos alunos também será definida a partir da consulta às famílias. Atividades: em definição sobre como se dará o retorno, mas é certo que as famílias que quiserem, poderão manter os filhos em casa. Haverá transmissão on-line, bem como haverá atividades gravadas. Medidas de segurança: a adequação começou em maio. Medidas como treinamento de funcionários, disponibilização de álcool em gel nos ambientes, comunicação interna orientativa, espaçamento entre as carteiras nas salas são algumas das ações implementadas.

  • 04

    Crescer PHD

    Retorno: a escola voltará com as turmas gradativamente a partir da próxima semana. Turmas: o início da retomada será com o ensino médio. Atividades: se houver necessidade, será implementado o rodízio semanal com algumas turmas, mas a volta é opcional para as famílias. Em alguns segmentos, haverá aulas simultâneas para quem estiver na escola e em casa, e, em outros, os professores vão ter um momento para atendimento remoto.  Medidas de segurança: a escola vai ter uma triagem de entrada com utilização de tapete sanitizante, álcool em gel e medição de temperatura, além de um novo procedimento de higiene dos espaços da escola, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A escola também vai adotar  horários alternados de entrada, saída e recreio.

  • 05

    Darwin

    Retorno: previsto para o próximo dia 5. Turmas:  todas vão voltar, mas a ordem da retomada está em definição. Atividades: as salas contam com câmeras para transmissão das aulas híbridas (em que  parte da turma participa presencialmente, parte assiste on-line ao vivo). Os alunos/pais que preferirem continuar participando das aulas não presenciais poderão assistir às transmissões, que serão ao vivo das salas de aula e  interativas. Medidas de segurança: o centro de ensino dispõe de tapetes sanitizantes instalados,  dispensadores de álcool em gel em todas as salas e  totens de álcool em gel em todas as entradas. As salas também contam com o número reduzido de carteiras e com espaço demarcado.   Ainda está previsto ter entradas e saídas específicas por turma com horários e locais diferentes, assim como ter espaços diferenciados para o recreio para cada turma, entre outras medidas.  

  • 06

    Escola da Ilha

    Retorno: será realizado no próximo dia 5.  Turmas: vai começar com o ensino fundamental II, depois  o fundamental I e, por fim, a educação infantil. Atividades: o rodízio sera semanal. A escola irá garantir o ensino híbrido, podendo atender aos alunos que não optarem pela volta imediata. Tanto os alunos que optarem pelo ensino híbrido, quanto os que escolherem o ensino remoto, continuarão assistindo às aulas on-line, transmitidas direto da escola. As aulas serão gravadas. Medidas de segurança:  a escola adequou todas as suas instalações físicas, conforme o protocolo estabelecido pelo governo do Estado. Já foi realizada a primeira etapa da capacitação das equipes, bem como foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instaladas pias e reorganizado o mobiliário para  garantir o distanciamento, entre outras ações.  Haverá horários alternados na estrada, saída e recreio.

  • 07

    Leonardo Da Vinci

    Retorno: será no próximo dia 5. Turmas: o retorno será gradual, mas a prioridade será dada ao ensino médio devido ao Enem. Na sequência, retornam educação infantil e ensino fundamental. Atividades: o escalonamento entre os segmentos será definido nos próximos dias, mas é certo que haverá um rodízio semanal dos alunos para permitir o distanciamento de 1,5 metro exigido nos protocolos de segurança.  Os estudantes que não estiverem presencialmente poderão assistir às aulas on-line. Para isso, foram instaladas câmeras em todas as salas. A exceção será para os alunos do 3º ano do ensino médio. Todos terão aulas presenciais em um auditório que comporta 200 pessoas, permitindo assim o distanciamento mínimo entre eles. Caso algum aluno prefira assistir aulas virtualmente, por ser de algum grupo de risco ou conviver com alguém com essa condição, haverá transmissão on-line. Medidas de segurança: comunicação visual para orientar sobre distanciamento,  dispensadores de álcool em salas e corredores, totens com álcool em áreas como o pátio,  refeitórios e restaurante adaptados ao novo protocolo, tapetes sanitizantes em cada portão, entre outras ações. 

  • 08

    Marista

    Retorno: a volta presencial está programada para 19 de outubro. Turmas: o retorno será gradual e começará com o ensino médio, em Vila Velha, e com o ensino fundamental I, em Colatina. Para os outros segmentos, está em definição. Atividades: As aulas serão híbridas: parte dos alunos em casa, parte na escola, com transmissão on-line, alternando a participação presencial nos dias de semana. O rodízio respeitará a ordem alfabética. Medidas de segurança: diariamente, na recepção, serão aferidas a temperatura de todas as pessoas que tiverem acesso à unidade. Todos deverão fazer uso de máscara e ter um kit de higiene com máscara reserva, álcool em gel e garrafa de água. Os bebedouros estarão disponíveis apenas na opção para reabastecimento de garrafas individuais. As unidades serão equipadas com álcool em gel em todas as salas de uso pedagógico, banheiros, entrada e saída, e áreas comuns, além de toda sinalização de higienização e distanciamento. Os pais devem deixar seus filhos na entrada sem demora, respeitando o distanciamento e as orientações dos funcionários. Os intervalos e recreios serão intercalados para evitar aglomerações. 

  • 09

    Monteiro

    Retorno: na próxima segunda-feira, dia 5. Turmas: a escola está consultando as famílias para saber quantos alunos irão retornar e, dessa maneira, definir a ordem da retomada. Atividades: Procedimentos como rodízio também dependem da resposta da consulta às famílias,  mas já está definido que as aulas serão transmitidas on-line e os pais poderão manter os filhos somente com as atividades remotas, se assim desejarem. Medidas de segurança: comunicação visual para orientar sobre distanciamento, instalação de mais pias, dispensadores e totens de álcool em gel em todos os ambientes da escola, treinamento das equipes sobre os protocolos. 

  • 10

    Morada do Mundo

    Retorno:  O espaço montessoriano é novo e iria iniciar as atividades em abril. Com a pandemia, optou por retomar o ano letivo da educação infantil em 2021, mas, ainda este ano, voltará com atividades educativas que atendam as necessidades de crianças e famílias após esse período de isolamento. Turmas e atividades: aguardando o protocolo do governo do Estado para a educação infantil, a fim de definir quando e como serão as atividades educativas. Medidas de segurança: o espaço físico já oferece melhor circulação de pessoas e grande espaço ao ar livre. As salas variam de 38 a 55 metros quadrados, com janelas amplas e quase 400 metros quadrados de área aberta. Ainda assim, a instituição adotará os protocolos sanitários mais cautelosos para continuar trabalhando em prol da segurança de todos. E, para garantir o atendimento de todas as exigências sem prejuízo do método, a escola está em contato com mais de 160 estudiosos montessorianos, de mais de 50 unidades Montessori de todo o país. 

  • 11

    Novo Mundo

    Retorno: no mês de outubro Turmas e atividades: aguarda o protocolo da educação infantil, que será publicado pelo governo do Estado, para definição. Medidas de segurança: a escola investiu em medidores de temperatura, tapetes sanitizantes, totem de pedal para álcool em gel e dispensadores distribuídos pelo ambiente escolar. Os professores e demais funcionários receberam máscaras, face shields (proteção facial em acrílico) e jalecos. As equipes serão treinadas para o retorno. O protocolo governamental poderá levar a outras medidas. 

  • 12

    Primeiro Mundo

    Retorno: a volta às aulas será no dia 5. Turmas: a retomada no centro educacional vai começar com o ensino médio, depois ensino fundamental II e, na sequência, o fundamental I. A instituição aguarda a autorização do governo para receber presencialmente as turmas da educação infantil. Atividades: a princípio, de acordo com a pesquisa junto às famílias, não será necessária a realização de rodízio e a escola tem capacidade de receber todos os alunos. Para os que optarem por continuar em casa, haverá transmissão ao vivo dos conteúdos. Medidas de segurança: entre outras ações, escalonamento de horários de entrada, recreio, intervalo para almoço e saída de alunos; separação das portarias por segmentos, para evitar proximidade e aglomeração entre os alunos nos horários de entrada e saída da escola; isolamento dos espaços não autorizados pelas autoridades médicas no retorno presencial (biblioteca, cozinha experimental, piscinas, parques); treinamento das equipes para retorno seguro.

  • 13

    Renovação

    Retorno:  na próxima segunda-feira, dia 5. Turmas: Vai começar com o ensino médio, seguido pelo fundamental II e I e, depois, educação infantil. Cada segmento, em um dia, até todos estarem na escola presencialmente. Atividades: não haverá necessidade de rodízio porque, pela consulta feita às famílias, parte dos alunos vai continuar em casa. As aulas serão com transmissão on-line, e os professores também vão disponibilizar atividades complementares, como videoaulas. Medidas de segurança: entre as ações previstas, dispensadores de álcool em gel instalados nos ambientes escolares, tapetes sanitizantes, lanche em sala de aula e intervalos separados por turmas, horário de entrada e saída alternados, proibição de uso de espaços coletivos, tais como auditório, refeitório e biblioteca.

  • 14

    Sagrado

    Retorno: em outubro. Turmas: ensino médio e fundamental II começam primeiro.  Atividades: o rodízio das turmas será semanal. Os pais também poderão optar em manter os filhos somente com atividades remotas. As aulas serão transmitidas de forma simultânea. Medidas de segurança: todos os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo governo estadual foram implementados,  entre os quais totens de higienização, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e tapetes sanitizantes, distanciamento de 1,5 m, sinalização, materiais informativos, rodízio entre turmas, escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos.

  • 15

    São Domingos

    Retorno: a escola volta às atividades presenciais de forma escalonada e gradual a partir do próximo dia 5.  Turmas: iniciarão primeiro as séries do ensino médio e fundamental II, em calendário específico ainda a ser divulgado em canais exclusivos para as famílias. Atividades: o rodízio das turmas será semanal, mas há também a opção para as famílias manterem as crianças só com aulas remotas. A escola está estruturada para transmitir as aulas de forma híbrida. Os arquivos também ficarão disponíveis para downloads. Medidas de segurança: todas as medidas previstas no protocolo do governo do Estado, com destaque para sinalização interna, demarcação de bloqueio de carteiras e assentos, orientações, equipamentos de proteção individual para equipe,  capacitação e reforço dos procedimentos de limpeza. A escola vai adotar portarias separadas para entrada, a depender da série, de modo a minimizar as aglomerações. Recreios seguirão rotina específica para permitir o lanche de forma segura e também a recreação. 

  • 16

    UP

    Retorno: o centro educacional iniciou uma pesquisa junto às famílias para definirem, outras medidas, a data de retorno. Turmas: em definição. Atividades: em definição. Medidas de segurança: entre outras ações, disponibilização de totens e dispensadores de álcool em gel 70% para as mãos; tapetes sanitizantes para higienização dos calçados; aferição de temperatura nas entradas das escolas; distanciamento de carteiras, higienização dos ambientes transitáveis feitos pelas equipes das unidades e cartilha de orientação aos alunos sobre os cuidados necessários.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais