> >
ES tem falta de vacinas contra poliomielite para crianças de 1 a 4 anos

ES tem falta de vacinas contra poliomielite para crianças de 1 a 4 anos

Estado não registra casos da poliomielite desde 1987, mas, devido à gravidade da doença, situação causa preocupações; doses devem chegar até o fim do mês, segundo a Sesa

Publicado em 17 de maio de 2023 às 09:28- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Criança recebendo a dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) contra a poliomielite
Criança recebendo a dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP) contra a poliomielite. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Errata Correção
17 de maio de 2023 às 11:54

A primeira versão desta matéria informava, erroneamente, que a vacina contra poliomielite que está em falta em algumas cidades é a que atenderia bebês de até seis meses. No entanto, o correto é que o imunizante oral, com problema de desabastecimento, atende crianças de 1 ano e 3 meses a 4 anos. O título e o texto foram corrigidos.

Municípios do Espírito Santo registram falta de vacina oral de prevenção à poliomielite, conhecida também como paralisia infantil. Em Colatina e Linhares, a população reclama da situação e, segundo as prefeituras, há cerca de duas semanas as doses os postos estão sem o imunizante. São aquelas aplicadas com gotinhas, que tem como público alvo crianças entre 1 ano e 3 meses e 4 anos. Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirma que a expectativa é que as doses cheguem até o fim do mês para serem distribuídas aos municípios.

A Sesa explicou que a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – injetável – está disponível nos postos de saúde e que não há desabastecimento desse imunizante. A vacinação é voltada para bebês até seis meses.

Quanto à Vacina Oral Poliomielite (VOP), a da gotinha, que está ausente, o Ministério da Saúde informou, em resposta a questionamentos de A Gazeta, ter recebido 26 milhões de doses e as encaminhou para análise de controle de qualidade, antes do envio aos Estados – que deve ser realizado nas próximas semanas.

Nas unidades de saúde de Colatina em que o infectologista Leonardo Lance atende, ele já notou que muitos bebês com menos de um ano estão sem o imunizante na carteira de vacinação. “Notamos que muitas mães chegam para atendimento e quando conferimos o cartão de vacina está em falta uma dose da poliomielite e elas relatam que não encontraram a vacina”, comentou o médico.

“As crianças precisam ser vacinadas”

A doença não é registrada no Espírito Santo desde 1987 e no Brasil desde 1989. No entanto, diante do cenário, levanta preocupação porque é altamente contagiosa. Em um a cada 200 casos, o poliovírus selvagem, que causa a poliomielite, destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a mantém no mais alto grau de emergência internacional de saúde.

“É uma doença grave que causa uma paralisia flácida aguda, que pode evoluir e interromper os músculos da respiração e a criança ficar muito grave, ou deixar alguma sequela motora. As crianças precisam ser vacinadas”, reforçou o infectologista Leonardo Lance.

A meta de vacinação contra a poliomielite, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é atingir 95% do público alvo.

No Espírito Santo, segundo a Sesa, a cobertura atual está abaixo do que se pretende: para crianças menores de 1 ano (esquema primário) em 2023, no período de janeiro a abril, é de 72,23%. Já as coberturas dos reforços aplicados com 1 ano e com 4 anos são de 71,23% e 63,70%, respectivamente.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais