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Publicado em 28 de dezembro de 2021 às 20:49
O governo do Espírito Santo quer passar para a gestão dos municípios os trechos das rodovias estaduais que cortam áreas urbanas das cidades. Foi criado um programa que está sendo apresentado aos prefeitos e que tem o objetivo de acabar com impasses relativos a esses locais. O plano prevê que esses trechos passarão por manutenção para serem entregues aos municípios em bom estado de conservação. >
"Todos os municípios do Espírito Santo têm pelo menos uma rodovia que passa dentro da cidade. Quando chega na cidade, a rodovia estreita porque as pessoas fizeram casas nas margens. Ela deixa de ser rodovia, vira avenida. E nós temos dificuldade em atuar nesses locais", aponta o diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER), Luiz Cesar Maretto, em entrevista coletiva nesta terça-feira (28). >
Ele cita como exemplo um comerciante que está na beira da rodovia e quer fazer uma obra. Como a via é estadual, ele precisa de autorização do DER, mas o órgão fica impedido de conceder porque, enquanto rodovia, aquele local tem que ter uma faixa de domínio (margem lateral) de pelo menos 15 metros. >
"Acaba criando diversos conflitos. Nós vamos fazer manutenção naquilo que é urbano e entregar para prefeituras como avenida, para que elas possam dar continuidade nos cuidados da via", diz. >
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O DER afirmou que foi feito um registro de preços para as obras de manutenção que precedem a municipalização no valor de R$ 162 milhões.
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A aderência das cidades ao programa é facultativa, ou seja, os municípios podem optar por manter o local sob jurisdição do Estado. Contudo, Maretto afirma que haverá um processo de "convencimento" dos prefeitos. O órgão já está em tratativas com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e diz que a maior parte das cidades é favorável, ou seja, tem interesse em assumir a gestão dessas avenidas. >
"Para o município é vantajoso porque depois que municipaliza, ele passa a ter facilidade de cobrar IPTU dos imóveis que estão na beira da avenida", diz Maretto. >
O governo estadual evitou nomear quais as vias que poderiam passar para gestão municipal, mas citou a Rodovia José Sette (ES 080), que liga Cariacica à Santa Leopoldina e passa na área urbana das duas cidades. >
O trecho que atravessa Cariacica, muito movimentado e famoso pelos acidentes, passa por ampliação desde 2011. Segundo o governo do Estado, caso ele seja municipalizado, isso deve ocorrer assim que as obras forem finalizadas.
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