> >
ES inicia obra para transformar Saldanha em sede da Fapes e ponto turístico

ES inicia obra para transformar Saldanha em sede da Fapes e ponto turístico

O antigo casarão será revitalizado e ganhará um museu virtual, um café com vista para a Baía de Vitória e ainda será o novo espaço da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Intervenção no local começou nesta segunda-feira (04)

Publicado em 4 de janeiro de 2021 às 12:05- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Saldanha da Gama
O casarão do Saldanha da Gama será reformado e transformado na sede da Fapes. (Vitor Jubini/Arquivo)
ES inicia obra para transformar Saldanha em sede da Fapes e ponto turístico

Após anunciar ainda no mês de outubro de 2020 a troca, com a Prefeitura de Vitória, do terreno localizado na avenida Carlos Moreira Lima pela antiga sede do Clube Saldanha da Gama, no Forte São João, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), comunicou – em uma live que foi transmitida pelo Facebook – o início das obras para a revitalização e transformação do prédio histórico.

No evento realizado na manhã desta segunda-feira (04) na varanda do casarão, e que contou com a presença de lideranças municipais e de outros órgãos governamentais, Casagrande salientou a importância que o espaço terá para a região do Centro da Capital, e também ratificou que o imóvel será a nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

"Após uma negociação com a Prefeitura (de Vitória), a gente recebeu o Saldanha. Então agradeço por essa parceria feita ainda no ano passado. A prefeitura recebeu o terreno (em Bento Ferreira), e nós o Saldanha. E aqui (no Saldanha) o nosso projeto, que já estamos reformando, é para que ele seja, primeiramente, a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Vamos utilizar esse prédio para ser a sede administrativa e de todo o trabalho feito pela Fapes", destacou o governador.

O primeiro estágio da obra no espaço é a limpeza e posterior manutenção da estrutura de toda a sede do antigo Saldanha da Gama, iniciada já nas primeiras horas da manhã. Este estágio inicial da intervenção está orçado em cerca de R$ 1 milhão. Para um segundo momento, serão disponibilizados equipamentos demandados pela Fapes e também o museu virtual, como dito pelo diretor do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo, Luiz Cesar Maretto.

MUSEU VIRTUAL E CAFÉ À BEIRA-MAR

Além da sede administrativa da Fapes, o espaço também contemplará um museu virtual, que contará a  história do local, assim como a de Vitória e também de parte do Espírito Santo. O governador disse ainda que, após a revitalização do espaço, será realizada uma concessão para que um café ou outro comércio seja feito no local, aproveitando o visual para a Baía de Vitória.

"Também teremos a oportunidade de fazer a concessão de um café para que as pessoas venham aqui e possam desfrutar dessa paisagem. Então estamos iniciando hoje os trabalhos para que a gente possa colocar esse prédio em uso e possamos resgatar a história e também revitalizar o Centro de Vitória. Nós estamos voltando com diversas atividades para a região, entre elas algumas secretarias, para que a gente dê um dinamismo ao Centro. E daqui para a região central essa atividade vai ser um instrumento disso", disse o Chefe do Executivo Estadual.

Este vídeo pode te interessar

Prefeitura de Vitória, em contrapartida, fará do prédio localizado no terreno em bairro Bento Ferreira – antigo Ciretran – a nova sede da Defesa Civil do município. A troca realizada entre as administrações foi feita na modalidade de permuta e não houve valores envolvidos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais