Covid-19: Casagrande anuncia novo mapa de risco para o ES

Governador do Espírito Santo fez um pronunciamento nesta sexta-feira (23) e divulgou o novo mapa de risco; veja os destaques

Publicado em 23/04/2021 às 18h58
Atualizado em 23/04/2021 às 19h34

19:31

Fim do pronunciamento

Depois de aproximadamente 30 minutos, o governador Renato Casagrande encerra o pronunciamento desta sexta-feira (22). "Estamos em uma curva descendente da terceira onda, mas se a gente não tomar cuidados, ela pode deixar de cair. Peço que continuem nos ajudando", conclui.


19:30

Bancos podem funcionar no risco alto

De acordo com o governador Renato Casagrande, os bancos poderão funcionar nos municípios de risco alto, a partir da próxima segunda-feira (26).


19:29

Veja as alterações no transporte coletivo

"No sábado que vem (dia 1º de maio), o transporte passa a funcionar na Região Metropolitana. As viagens intermunicipais e interestaduais poderão funcionar com até 75% da capacidade", adianta Casagrande.


19:27

Risco alto: mudança para restaurantes

"Em relação a restaurante, no risco alto, está autorizado a funcionar das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. No sábado, das 10h às 16h", diz Casagrande.


19:26

Risco alto: atividades abertas de segunda a sábado

"Nós fizemos uma mudança pontual nas medidas qualificadas do risco alto. No risco extremo, continua com três dias de funcionamento. No risco alto, as atividades podem funcionar de segunda-feira a sábado. Em dias úteis, das 10h às 18h. Nos sábados, das 10h às 16h. O shopping funciona de 12h as 20h em dias úteis e, no sábado, de 12h as 16h", anuncia Casagrande.


19:22

Novo mapa de risco do ES

O novo mapa de risco do Espírito Santo tem cinco municípios em risco extremo, 50 no risco alto e 23 no risco moderado. O mapa vale a partir da próxima segunda-feira (26). A Grande Vitória passou do risco extremo para o risco alto.

52º Mapa de risco de convivência com a pandemia no ES
52º Mapa de risco de . Crédito: Divulgação/Governo do ES

19:21

Média de óbitos já apresenta redução

"O óbito é o último indicador que cede. Mas a média de 14 dias já cedeu pela primeira vez. Na semana epidemiológica passada estava em 62, e agora está em 60. Cada vida que se perde é uma pessoa em luto. A gente precisa continuar lutando para ir a zero. Nos óbitos por semana, na 11ª (quando começou a quarentena), tínhamos 248. Chegou a 490. Mas vamos ter queda por duas semanas", informa Casagrande.

Gráfico mostra os óbitos causados pelo novo coronavírus registrados a cada semana epidemiológica no ES
Gráfico mostra os óbitos causados pelo novo coronavírus registrados a cada semana epidemiológica no ES. Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

19:19

Casagrande: "ano de gestão da pandemia"

"A ocupação dos leitos de UTI ainda é alta. Não dá para comemorar, mas temos que celebrar as pequenas vitórias, para ter forças para continuar. Vai ser um ano todo de gestão da pandemia", afirma o governador.


19:18

Casagrande: "sem quarentena, pessoas teriam morrido sem atendimento"

"Já há uma demanda menor por UTI. A tendência é manter a redução na ocupação de leitos. Mas ainda está alta. Pela primeira vez, fechamos a semana abaixo de 90% da ocupação de leitos. Mas abrimos mais de 2 mil leitos, de UTI e enfermaria. Demos conta. Se não tivéssemos tomado a decisão da quarentena, teríamos visto pessoas morrerem sem atendimento", defende o governador.


19:16

Casos confirmados e ativos também em queda

"Na semana número 11 (uma antes de começar a quarentena), nós tínhamos 14.745 casos confirmados. Chegamos a mais de 16 mil. Estamos fechando esta semana com 5.284. Quase 10 mil casos a menos. Chegamos a quase 18 mil casos ativos e vamos fechar essa semana com 10 a 11 mil", divulga Casagrande.

Gráfico mostra o comparativo no número de casos ativos de Covid-19 a cada semana epidemiológica no ES
Gráfico mostra o comparativo no número de casos ativos de Covid-19 a cada semana epidemiológica no ES. Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

19:13

Taxa de transmissão (RT) tem redução no ES

"Vamos dar uns dados que são fundamentais. A transmissão estava altíssima entre fevereiro e 27 de março. De março até maio, reduziu um pouco. E, agora, de 28 de março a 22 de abril, uma transmissão muito menor. No dia 2 de abril, o RT (taxa de transmissão) está em 1,32. No dia 19 de março, estava em 1,6. Temos um dado ainda não consolidado, do dia 9 de abril: o RT já está abaixo de um", revela Casagrande.

Gráfico mostra as taxas de transmissão (TR) da Covid-19 no ES
Gráfico mostra as taxas de transmissão (TR) da Covid-19 no ES. Crédito: Divulgação | Governo do Espírito Santo

19:10

Casagrande: "momento de guerra e de crise"

"Vocês me elegeram para que eu pudesse trabalhar e produzir. Em um momento de guerra e de crise, como o que estamos vivendo, temos que estabelecer uma diretriz e seguir em frente. Vocês estão vendo que estamos conquistando resultados extraordinários, e gostaria de fazer um agradecimento a vocês. Grande parte da população nos ajudou a enfrentar a quarentena. Como é bom a gente tomar as decisões corretas, populares ou impopulares", diz o governador.


19:08

Parceria entre Lacen-ES e Instituto Butantan

"Queremos desenvolver uma parceria por meio do Lacen-ES (Laboratório Central do Espírito Santo) com o Instituto Butantan, para dar um passo adiante para o desenvolvimento de novos produtos e medicamentos. Para, com o tempo, o Espírito Santo ter mais autonomia. É o primeiro passo. Manifestamos esse interesse. Equipes de trabalho daqui e de lá vão começar a preparar ações iniciais. O objetivo é fortalecer o nosso sistema de saúde", afirma Casagrande.


19:06

ES ainda não conseguiu comprar vacinas

"Nós não conseguimos ainda comprar (vacinas). Nenhum Estado conseguiu, porque são poucos fornecedores, mas estamos tentando, estamos buscando. Se algum atender a gente, vamos agilizar a vacinação dos capixabas. O nosso compromisso, dos governadores, é aportar essas vacinas no Plano Nacional de Imunização (PNI), se o Governo Federal nos ressarcir. Do mesmo jeito pode acontecer com as 37 milhões de doses da Sputinik. É um acordo feito entre todos os Estados", explica Casagrande.


19:04

ES quer adquirir 4 milhões da Butanvac

"Ontem tive um encontro com o governador João Dória (de São Paulo), tratando de vacinas, do funcionamento do Instituto Butantan e sobre a Coronavac e Butanvac, que é uma nova vacina. Tratamos de parcerias importantes com o Estado de São Paulo. Hoje de manhã visitamos o Instituto Butantan e nos reunimos com a diretoria. Visitamos o local de embalo e produção da Coronavac, assim como o local que será produzida a Butanvac. Fizemos uma manifestação de interesse para adquirir 4 milhões de doses da Butanvac, que poderá estar à disposição a partir de setembro", conta Casagrande.


19:00

Início do pronunciamento

O governador Renato Casagrande começa o pronunciamento desta sexta-feira.


18:56

Em instantes...

O governador Renato Casagrande fará um novo pronunciamento nesta sexta-feira (23). A transmissão, que poderá ser acompanhada pelo YouTube, estava marcada para as 18h, mas sofreu um atraso devido à agenda do governador. Na ocasião, será apresentado o Mapa de Gestão de Risco, válido a partir de segunda-feira (26). Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.