Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Média de 300 por dia

Com aumento da demanda, Linhares expande locais de atendimento para Covid

Segundo a Secretaria de Saúde do município, a média de atendimentos na Unidade Sentinela, que faz a testagem para a Covid-19, está em 300 por dia. Em fevereiro, a média era de 200

Publicado em 17 de Março de 2021 às 10:45

Publicado em 

17 mar 2021 às 10:45
Fila na Unidade Sentinela, em Linhares, na noite desta terça-feira (17)
Fila formada na porta da Unidade Sentinela, em Linhares, na noite desta terça-feira (16) Crédito: Telespectador | TV Gazeta Norte
Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, anunciou que vai expandir, de uma para sete, a quantidade de unidades que realizam o atendimento e testagem de pacientes com suspeita de Covid-19. O município viu, nas últimas semanas, a média de atendimentos saltar de 200 para 300 por dia na Unidade Sentinela, que recebe os casos suspeitos de coronavírus.
Em fevereiro, o secretário de saúde de Linhares, Saulo Meirelles, afirmou que o número médio de atendimentos na Unidade estava em 200 por dia, e o número de casos confirmados, entre todos os pacientes atendidos, com uma média de 30% a 34%.
Nas últimas semanas, no entanto, o número de atendimentos subiu para 300 e a taxa de casos confirmados para 40%, ou seja, a cada 100 pessoas que fazem o teste de Covid-19, 40 testam positivo.
Em entrevista à TV Gazeta Norte, nesta segunda-feira (16), Meirelles afirmou que a Unidade possui capacidade para atender até 350 pacientes com suspeita de Covid-19, mas que nas últimas semanas tem estado sempre lotada, incluindo nos fins de semana - quando o número de atendimentos caía. 
Uma das unidades de saúde que vai realizar o atendimento
Uma das unidades de saúde que vai realizar os atendimentos Crédito: Felipe Tozatto/Secom

EXPANSÃO DAS UNIDADES

Para dar conta da demanda e melhorar o atendimento, a prefeitura anunciou que irá descentralizar a testagem feita na Unidade Sentinela para outros seis locais. Confira quais são as unidades e o horários de funcionamento de cada uma:
  • Bebedouro - segunda a sexta, das 7h às 21h; sábado e domingo, das 7h às 19h
  • Santa Cruz  - segunda a sexta, das 7h às 17h
  • Interlagos (Caic) - segunda a sexta, das 7h às 17h
  • Interlagos I (próximo ao novo Complexo Esportivo) - segunda a sexta, das 7h às 17h
  • Lagoa do Meio - segunda a sexta, das 7h às 17h
  • Planalto - segunda a sexta, das 7h às 17h
Em caso de suspeita da Covid-19, e estando dentro dos dias de sintomas, o morador deve ir à Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro, para realizar o teste rápido para detecção do vírus, não sendo necessário ir direto para a Unidade Sentinela. Segundo a prefeitura, o paciente só deve se encaminhar à Unidade Sentinela em caso de sintoma mais grave, como falta de ar.
A Unidade Sentinela funciona anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL) e é voltada para o atendimento de casos leves e moderados da Covid-19 e outras síndromes gripais.
Nos atendimentos, além da realização do teste rápido, o paciente recebe o protocolo medicamentoso, quando há indicação do profissional médico. Se o paciente não estiver nos dias de sintomas para realização do exame para detecção da Covid-19, ele será atendido e orientado a retornar na data correta para realização do exame.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde , todos os três hospitais do município que recebem pacientes com Covid-19 estão com alta demanda por leitos de UTI. Até esta terça-feira (16), o Hospital Geral de Linhares (HGL) estava com 16 leitos de UTI ocupados, dos 20 existentes, já o Hospital Rio Doce estava com todos os 10 leitos ocupados, e o Hospital Particular Unimed, com 4 ocupados, dos 5 existentes.

CORONAVÍRUS E VACINAÇÃO 

Segundo dados do Painel Covid-19 do governo do ES, Linhares tem, até esta quarta-feira (17), 17.167 casos da doença confirmados, 16.313 casos curados e 230 óbitos.
De acordo com as últimas informações sobre a vacinação, divulgados pela prefeitura no dia 11 de março, Linhares vacinou 7.046 pessoas, das quais 2.526 receberam a segunda dose. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Gilberto Gil encerrou a segunda edição do Festival Turá em São Paulo na noite deste domingo (25) com o show 'Nós e a Gente' onde é acompanhado por sua família no palco
Banda Sinfônica Vale Música celebra Gilberto Gil em concerto inédito
Acidente deixa duas pessoas feridas na Avenida Beira-Mar
Acidente deixa duas pessoas feridas e congestiona trânsito em Vitória
Bernadete de Souza Braga, de 61 anos, assassinada com golpes de facão em 4 de outubro de 2023
Pena de 40 anos para homem que matou mulher com golpes de facão no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados