> >
Cirurgias eletivas podem ser retomadas no início de maio no ES

Cirurgias eletivas podem ser retomadas no início de maio no ES

Expectativa é que atendimentos ambulatoriais também retornem no próximo mês; suspensão ocorreu devido à alta de internações por Covid-19

Publicado em 16 de abril de 2021 às 20:50

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
SUS recebe 1.424 novos leitos de UTI em todo o Brasil
Expectativa para retomada em maio vale para cirurgias e atendimentos eletivos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Suspensas há mais de um mês, as cirurgias eletivas podem ser retomadas nos hospitais públicos do Espírito Santo no início de maio, se confirmada a consolidação e a fase de recuperação da terceira onda da pandemia do novo coronavírus no Estado. O mesmo vale para os atendimentos ambulatoriais da rede.

Cirurgias eletivas podem ser retomadas no início de maio no ES

Ambas as atividades estão suspensas desde o último dia 13 de março, devido à alta pressão hospitalar causada pelo aumento de internações geradas pela Covid-19. O objetivo era evitar o colapso do sistema de saúde e a concorrência por recursos – sejam eles medicamentos, leitos ou profissionais capacitados.

Aspas de citação

Dessa forma, diversos centros cirúrgicos puderam ser transformados em leitos com uma mobilização extraordinária para ampliação rápida

Nésio Fernandes
Secretário de Saúde do Espírito Santo
Aspas de citação

Na coletiva on-line desta sexta-feira (16), o secretário Nésio Fernandes lembrou que a medida foi adotada "em momentos críticos de internações" e que em torno de 4 mil cirurgias eletivas eram feitas por mês no Espírito Santo. Segundo ele, os pacientes serão contatados quando o atendimento for restabelecido.

Desde o início de março, o Governo do Estado abriu mais de 300 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 250 de enfermaria, totalizando 1.036 e 942, respectivamente. Ainda assim, com o avanço da transmissão, a taxa de ocupação dos leitos permaneceram altas, estando em 91% e 79% nesta sexta-feira (16).

NA REDE PARTICULAR

Em situação semelhante, estão os hospitais particulares, que precisaram suspender as cirurgias eletivas a partir do último dia 22 de março. No entanto, neste caso, a suspensão vale até a próxima quinta-feira (22), conforme estabelecido por uma portaria publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais