> >
Cidades da Grande Vitória vão fazer rematrícula automática para 2021

Cidades da Grande Vitória vão fazer rematrícula automática para 2021

Em alguns casos, a pandemia da Covid-19 foi determinante para que o processo se tornasse automatizado para as famílias dos alunos.

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 19:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alunos da Escola Major Alfredo Rabaioli, no bairro Mário Cypreste, com distanciamento entre eles na sala de aula
Alunos da Escola Major Alfredo Rabaioli em aula presencial: na rede estadual, o processo de matrícula ainda está em definição. (Carlos Alberto Silva)

Em meio a uma pandemia que exige vários protocolos de segurança para a abertura das escolas, cidades da Grande Vitória decidiram realizar rematrícula automática dos alunos que já fazem parte da rede municipal.  Para alguns municípios, a crise da Covid-19 foi determinante para tornar o processo automatizado. 

Em Vila Velha, o período de rematrícula já começou e será on-line para as famílias que tiverem acesso à internet.  "A ferramenta dará maior segurança e comodidade aos pais ou responsáveis pelos alunos, em consequência da pandemia do novo coronavírus", ressalta, segundo a assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

São mais de 50 mil alunos na rede, e as famílias que estiverem interessadas em rematricular as crianças devem acessar o link para cadastro e preencher as informações até o dia 30 de novembro de 2020 e, assim, garantir a vaga do estudante. Os pais ou responsáveis deverão apresentar CPF, identidade e comprovante de residência próprios, além de documentos dos alunos, tais como cartão do SUS e certidão do nascimento. 

As famílias que não tiverem acesso à internet deverão comparecer à unidade de ensino em dia e horário agendados pela escola em que o aluno estuda. O período de matrículas para novas vagas ainda será definido. 

Cidades da Grande Vitória vão fazer rematrícula automática para 2021

Em Cariacica, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) ressalta que, apesar da suspensão das aulas devido à Covid-19, não haverá prejuízo quanto à matrícula e rematrícula.  "Os alunos matriculados na rede municipal de ensino já garantem a rematrícula para 2021. Já para os alunos que pretendem ingressar na rede, o processo de matrícula será on-line, a partir de janeiro", pontua, por meio da assessoria.

O cronograma com as datas oficiais será divulgado no próximo mês e, segundo a Seme, não é necessário fazer um pré-cadastro. 

Serra  também adota a rematrícula automática, que segue até a próxima segunda-feira (19). "Quem está matriculado em 2020,  terá sua vaga garantida em 2021. Não é preciso fazer "pré-cadastro" ou ir à escola levar documentos", assegura a assessoria do município. Em Viana, o procedimento será automatizado, porém, não começou, e em Vitória o processo de rematrícula será realizado mais próximo do final do ano letivo, e ainda não há detalhamento. 

Em Guarapari, a Secretaria Municipal da Educação está preparando a portaria referente às rematrículas. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa, deverá seguir o formato automático, evitando aglomerações e garantindo as medidas sanitárias.

AUTONOMIA

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), Vilmar Lugão de Britto, explica que não há nenhuma orientação da entidade para os municípios sobre matrícula e rematrícula porque todos têm autonomia para definir como conduzirão o processo. 

No interior, algumas cidades também decidiram automatizar o processo, como Linhares, enquanto outras, a exemplo de Marilândia e Afonso Cláudio, estão em definição. Na rede estadual,  segundo a  Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o cronograma da Chamada Escolar para matrículas está sendo elaborado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais