> >
Casos de Covid-19 voltam a crescer após período de férias no ES

Casos de Covid-19 voltam a crescer após período de férias no ES

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que positividade aumentou, reforçando a importância da testagem, vacinação e higienização

Publicado em 14 de fevereiro de 2024 às 07:16

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Governo amplia oferta de testagem de Covid no Hospital Estadual Jayme Santos Neves
Governo amplia oferta de testagem de Covid no Hospital Estadual Jayme Santos Neves. (Hélio Filho/Secom)

Os casos positivos de Covid-19 voltaram a crescer no Espírito Santo nas últimas semanas. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que a positividade nos testes realizados saiu de 30% para 45% entre o fim de janeiro e a última sexta-feira (9).

Os dados apresentavam estabilidade nas primeiras semanas epidemiológicas de 2024, mas passaram a uma tendência de aumento a partir da quarta semana de janeiro. 

Na terceira semana de janeiro, a positividade foi de 30%. Já na semana quatro e cinco, subiu para 34% e 40%, respectivamente. Na semana passada, a positividade chegou a 45%.

A avaliação da Sesa é de que, mesmo com a circulação da variante JN.1, detectada em dezembro de 2023, e com as festividades de final de ano, não houve percepção de aumento nas primeiras semanas de janeiro.

No entanto, foi observada uma crescente de casos no Espírito Santo e em diversos estados da federação devido ao período de aumento de circulação dos vírus respiratórios, concomitante a aglomerações de pessoas no período de férias.

Para os capixabas que quiserem se realizar a testagem para a detecção da Covid-19, há pontos de testagem gratuitos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Terminal de Laranjeiras, na Serra, e no Aeroporto de Vitória.

A Sesa destaca que, neste momento de alta no índice de casos positivos, é importante reforçar as orientação de cuidados de toda população, como a higienização das mãos e esquema vacinal completo. Para as pessoas com comorbidades, com mais de 70 anos, e imunossuprimidos, a orientação é usar máscara em lugares com aglomeração.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais