> >
Bebê capixaba que estava em Gaza deve chegar no ES quarta-feira (13)

Bebê capixaba que estava em Gaza deve chegar no ES quarta-feira (13)

Criança, mãe e irmãos retornaram ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11); durante o período em Brasília, repatriados vão receber documentos brasileiros, que permitem a continuidade da regularização migratória

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 10:05

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
João Barbosa
Repórter / [email protected]

bebê que nasceu no Espírito Santo e estava em Gaza com a família em meio aos conflitos entre Israel e Hamas retornou ao Brasil e, em breve, estará em solo capixaba. Acompanhada da menina e de outras quatro crianças com menos de 11 anos, a mãe palestina desembarcou em Brasília na madrugada desta segunda-feira (11), em voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que trouxe 48 repatriados.

De acordo com o xeique Mohammed Barakat, líder religioso da Mesquita de Vitória, a família entrará em contato com amigos e parentes na tarde desta segunda-feira (11) para que possa ajustar a volta ao Estado, prevista para a próxima quarta-feira (13).

A mãe e as crianças ficarão no Distrito Federal por duas noites, em hospedagens provisórias montadas na base da FAB, com quartos equipados com camas individuais, televisão, mesa e cadeiras.

Durante o período em Brasília, os repatriados vão receber documentos brasileiros, que permitem a continuidade da regularização migratória, bem como terão acesso a atendimentos de saúde, atualização de vacinas e auxílio social e psicológico.

Operação de resgate

O voo da FAB decolou de Cairo, no Egito, e pousou em Brasília após 15 horas com 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres e quatro homens. Ao todo, a lista de repatriados conta com 11 pessoas de nacionalidade brasileiro-palestina e 37 palestinos.

Inicialmente, 102 nomes estavam na lista para o retorno ao Brasil, mas Israel proibiu o embarque de 24 pessoas, ainda sem motivo divulgado. De acordo com o Itamaraty, entre os 24 vetados, sete são pessoas com cidadania brasileira.

Esse é o 11º voo de repatriação operado pela Força Aérea Brasileira, que desde a primeira operação de resgate retornou ao país com 1.524 brasileiros e familiares retirados da zona de conflito.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais