> >
Após 7 horas fora do ar, WhatsApp começa a voltar para usuários

Após 7 horas fora do ar, WhatsApp começa a voltar para usuários

Apesar da retomada, ainda há relatos de lentidão e quedas. O Facebook e o Instagram tiveram as operações normalizadas em todo o mundo por volta das 18h45, no horário de Brasília

Publicado em 4 de outubro de 2021 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
WhatsApp oferece opções de pagamento dentro do app
WhatsApp apresenta instabilidade. (Istockphotos)

Após mais de 7 horas, WhatsApp começa a voltar com os serviços para alguns usuários, no entanto, ainda há relatos de lentidão e quedas nesta retomada. O Facebook e o Instagram tiveram as operações normalizadas em todo o mundo por volta das 18h45, no horário de Brasília. A pane dura mais de sete horas e trouxe instabilidade às redes sociais do grupo de plataformas de Mark Zuckerberg nesta segunda-feira (4).

O problema que começou por volta das 12h20 foi relatado por meio de plataformas como o Twitter. O site Downdetector também identificou um aumento no número de reclamações.

Em postagens no Twitter, as empresas se manifestaram e o aplicativo de mensagens instantâneas reconheceu o problema e informou que está trabalhando para que as coisas voltem ao normal quanto antes

De acordo com o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet, o problema não ficou restrito ao Brasil: houve relatos de instabilidade em diversas regiões do planeta, incluindo América Latina e Europa. As falhas começaram por volta das 12h20 (horário de Brasília). A reportagem fez contato com a empresa, que disse estar investigando o problema.

Usuários de Whatsapp, Facebook e Instagram relataram instabilidade na manhã desta segunda (4)
Usuários do Whatsapp registraram reclamações a partir do início da tarde de segunda-feira. (Reprodução/Downdetector)

QUAL A EXPLICAÇÃO PARA A QUEDA?

Alguns especialistas já dizem que se trata de um problema do tipo DNS, uma falha no servidor da empresa. Isso significa que, quando o usuário busca pelo domínio dos sites ou os acessa pelos aplicativos é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet. Depois de quase cinco horas de interrupção, o jornal americano The New York Times afirmou que o Facebook estava enviando uma equipe para tentar fazer a recuperação dos sistemas manualmente. 

Para o professor de Ciência da Computação, Rodrigo Izidoro Tinini, do Centro Universitário FEI, o possível problema no DNS pode justificar a queda. Como um tradutor, o DNS (Domain Name System) transforma o endereço do site que buscamos em um código de busca na internet, relacionado ao seu domínio.

A possibilidade de um ataque hacker foi descartada por ora. "É difícil criminosos terem sucesso invadindo uma empresa como o Facebook, que está na vanguarda da tecnologia e não brinca com segurança digital", diz Vivaldo José Breternitz, professor da faculdade de computação e informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

QUEDA GEROU PREJUÍZOS

Comerciantes de Vitória afirmam que tiveram suas vendas afetadas depois que o WhatsApp, Facebook e Instagram saíram do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas do mundo todo relataram dificuldade para acessar os três serviços — todos pertencentes ao Facebook.

Segundo Fabrício Girles, dono de uma mercearia no bairro Jardim Camburi, em Vitória, a queda dos aplicativos provocou um impacto nas vendas. Ao G1 ES, ele contou que as vendas pelo WhatsApp representam 60% da demanda do comércio.

"Agora só estamos recebendo os pedidos por ligação. Mais cedo, estava conversando com uma cliente e do nada ela percebeu que a mensagem que enviou não estava carregando. Foi aí que ligou e disse que eu não estava falando mais nada. Pensei inicialmente que fosse apenas um problema no sinal de internet", disse.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais