> >
Além das doses contra a Covid-19, Rio Bananal pode perder 3 mil vacinas

Além das doses contra a Covid-19, Rio Bananal pode perder 3 mil vacinas

Entre as vacinas comprometidas estão doses da tríplice viral e imunizantes para pneumonia, meningite e outras que são para o calendário de imunização de crianças, além das 133 doses da Coronavac. A prefeitura estima um prejuízo de R$ 44.300,00

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 18:17- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Situação aconteceu em unidade de saúde de Rio Bananal
Situação aconteceu em Unidade de Saúde de Rio Bananal . (Eduardo Dias)

Além de 133 doses da Coronavac, imunizante usado no combate ao novo coronavírus, o município de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, pode ter perdido quase 3 mil doses de outros tipos de vacinas após o desligamento do relógio de energia elétrica de uma unidade de saúde. As informações são da prefeitura, que estima um prejuízo de R$ 44.300,00 com a situação. Segundo a Polícia Civil, um menino de nove anos foi o responsável por desligar o relógio de energia elétrica da sede de vacinação.

Além das doses contra a Covid-19, Rio Bananal pode perder 3 mil vacinas

Segundo o departamento de imunização do município, entre as vacinas comprometidas estão doses da tríplice viral e imunizantes para pneumonia, meningite e outras que são para o calendário de imunização de crianças. Foram perdidos ainda exames do teste do pezinho, 53 kits de testes de Covid-19 e medicamentos de alto custo que estavam armazenados no prédio.

vACINAS FORAM PERDIDAS
Rio Bananal perdeu quase 3 mil vacinas com falta de energia. (TV Gazeta Norte / Reprodução )

Após a análise de imagens de câmeras de videomonitoramento, a Polícia Civil concluiu que uma criança de 9 anos foi a responsável por desligar a energia. De acordo com o delegado Fabrício Lucindo, titular da Delegacia de Rio Bananal, a análise de imagens de câmeras de segurança permitiram que a polícia desvendasse o caso.

"Pelo exame das câmeras, percebemos que uma crianças de apenas 9 anos de idade, brincando no local, acabou subindo no banco de praça que fica em frente ao relógio, curioso porque uma lâmpada vermelha dentro do relógio ficava piscando o tempo todo. O menino acabou desligando o relógio para tentar apagar essa lâmpada vermelha que ficava piscando. Desligando o relógio e apagando a lâmpada, ele voltou para as brincadeiras normalmente. Ou seja, uma brincadeira de criança inocente que acabou gerando todo esse problema", explicou o delegado Fabrício Lucindo. (Veja vídeo)

ENTENDA O CASO

Na manhã de quinta-feira (18), profissionais que chegaram à Unidade de Saúde para trabalhar perceberam que o local estava sem energia e que as câmaras frias, onde são armazenadas as vacinas, estavam em  23º C, temperatura acima do recomendável para a conservação adequada dos imunizantes. Segundo a Prefeitura de Rio Bananal, a suspeita era de que vândalos tivessem feito o desligamento do relógio entre o fim de semana e o ponto facultativo de carnaval que terminou na quarta-feira (17).

GERADORES E BATERIAS

Nesta quinta, a coordenadora de Imunização de Rio Bananal, Márcia Venturim, afirmou que apenas o Hospital e Maternidade Alfredo Pinto Sant'Ana, que fica ao lado da unidade, possui geradores. As baterias dos refrigeradores da Unidade de Saúde seriam suficientes para armazenar as vacinas por 48 horas, em caso de interrupção da energia. As câmaras frias, no entanto, estavam com a temperatura dos refrigeradores em 23 °C na manhã desta quinta-feira (18). 

133 DOSES DA CORONAVAC

Com a interrupção da energia e a refrigeração inadequada, o município pode perder 133 doses da Coronavac. Os imunizantes ainda passarão por análise que definirá se foram comprometidos ou se podem ser utilizados. 

“O município foi orientado a colocá-las sob suspeita, separadas e mantê-las armazenadas na temperatura adequada (entre +2 a +8ºC). A Secretaria da Saúde aguarda o envio pelo município do formulário de registro de ocorrência em imunobiológicos para encaminhar ao Ministério da Saúde e ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para análise”, disse a Sesa.

Desligamento da energia fez com que a cidade tivesse comprometimento em todas as doses de vacina contra a Covid-19 disponíveis
Desligamento da energia fez com que a cidade tivesse comprometimento em todas as doses de vacina contra a Covid-19 disponíveis . (Reprodução/ TV Gazeta Norte )

Segundo a prefeitura, essas doses devem ser recolhidas na próxima semana. A Sesa e a administração municipal não deram um prazo para a conclusão da análise dessas vacinas.

A Prefeitura de Rio Bananal acredita que, como as vacinas estavam em 23º C quando foram encontradas pelos profissionais da saúde do município, as doses não poderão ser mais utilizadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais