> >
2ª dose de Astrazeneca após o parto pode ser revista, diz secretário no ES

2ª dose de Astrazeneca após o parto pode ser revista, diz secretário no ES

A orientação para que as grávidas imunizadas com a  Astrazeneca devam esperar o final da gestação para tomar a segunda dose pode ser alterada. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, novo protocolo pode vir do Ministério da Saúde nos próximos 90 dias

Publicado em 20 de maio de 2021 às 13:28

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina de Oxford
A vacina de Oxford/AstraZeneca. (Carlos Alberto Silva)

A orientação para que as grávidas, imunizadas com a vacina Astrazeneca contra a Covid-19, devam esperar o final da gestação para tomar a segunda dose pode ser alterada. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, nos próximos 90 dias novas orientações podem vir do Ministério da Saúde.

Em entrevista para a CBN Vitória na manhã desta quinta-feira (20), Nésio relata que já há estudos avaliando a possibilidade de que as grávidas possam vir a ser imunizadas com a segunda dose de outro fabricante. “Precisam ser concluídos, garantindo a segurança para que seja completada a imunização com vacina de outro fabricante”, explica.

2ª dose de Astrazeneca após o parto pode ser revista, diz secretário no ES

Até que isto ocorra, destacou, a orientação do Ministério da Saúde para as gestantes que foram imunizadas com a primeira dose da Astrazenca é para que a segunda dose só seja aplicada ao fim da gestação e do período puerpério ( até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

Nésio Fernandes destacou que apesar da espera, a primeira dose da vacina da Astrazenca vai ajudar a dar uma proteção para as grávidas. “É uma das melhores vacinas do mundo, e de fato, com a primeira dose as grávidas alcançam uma eficácia superior do que com as duas doses da Coronavac. A primeira dose já vai garantir a gestante, neste momento critico da situação da doença no Estado, uma proteção satisfatória”, explicou o secretário.

Ele lembrou ainda que nos próximos meses o país já deverá ter uma cobertura vacinal mais ampla, resultado das pessoas que já foram imunizadas, o que também ajuda a favorecer a proteção das grávidas até que possam tomar uma segunda dose do imunizante.

SUSPENSÃO DA ASTRAZENECA

A vacinação das grávidas contra a Covid-19 com o imunizante da AstraZeneca foi suspensa em todos os municípios do Espírito Santo no último dia 11. A decisão é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais