> >
ES cai para segundo lugar em produção de ovos de codorna no Brasil
Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

ES cai para segundo lugar em produção de ovos de codorna no Brasil

Publicado em 21/09/2023 às 19h02
Produção de ovo de codorna tem se destacado como importante atividade no ES
Ovos de codorna: produção do Espírito Santo caiu uma posição no ranking nacional Crédito: Azerbaijan_stockers/Freepik

Após produzir 46,7 milhões de dúzias no ano passado, correspondente a 20,4% da produção nacional, o Espírito Santo tornou-se o segundo maior produtor de ovos de codorna no país, conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro lugar é de Minas Gerais, com 48 milhões de dúzias.

Embora seja uma posição de destaque, houve queda no Espírito Santo em relação ao ano anterior. Na pesquisa com dados de 2021, o Estado havia ficado na primeira colocação, com 70,6 milhões de dúzias, equivalente a 25,8% do Brasil. Entre 2021 e 2022, o Espírito Santo teve uma queda de 32,8% na quantidade de codornas e de 31,5% na produção de ovos de codorna. 

Mas, do ponto de vista das cidades produtoras, Santa Maria do Jetibá não perdeu o posto e lidera o ranking do país. Dos 46,7 milhões de dúzias do Espírito Santo, 46 milhões foram produzidas na cidade, que também é conhecida como capital nacional do ovo. O município ainda tem o maior valor relacionado a produtos de origem animal entre todas as cidades brasileiras: R$ 1,6 bilhão. Desse total, 95% foram provenientes da venda de ovos de galinha, produção em que também é líder nacional.

Publicidade