> >
Whindersson Nunes se desculpa após piada com linguagem de sinais

Whindersson Nunes se desculpa após piada com linguagem de sinais

Youtuber se envolveu em polêmica ao simular ser intérprete de Libras durante o 'Caldeirão do Huck'

Publicado em 5 de julho de 2018 às 02:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Whindersson Nunes durante o polêmico momento. (Reprodução | TV Globo)

O youtuber Whindersson Nunes usou seu Instagram para pedir desculpas por ter feito uma brincadeira considerada ofensiva aos deficientes auditivos durante o Caldeirão do Huck do último sábado, 30.

Na ocasião, conforme Luciano Huck dava alguns recados, Whindersson aparecia ao seu lado simulando ser um intérprete de Libras, a linguagem brasileira de sinais. (Clique aqui para conferir o momento, a partir de 12m30s).

"Para você que não está entendendo, agora a gente tem tradução simultânea", disse o apresentador, que entrou na onda de Whindersson e o incentivou a continuar a piada.

CRÍTICAS

O momento descontraído que foi ao ar, porém, não agradou a diversos grupos de surdos. O youtuber Andrei, do canal Visurdo, por exemplo, produziu um vídeo criticando Whindersson e explicando os motivos pelos quais sua brincadeira é considerada ofensiva.

"Lutamos por ter intérpretes profissionais e não ficou legal o Whindersson fazer graça ao interpretar, e ainda o Luciano Huck concordar com as mímicas sem graça que ele estava fazendo", explicou.

Em seguida, prosseguiu: "Já pensaram que as pessoas assistem os programas de televisão e veem as pessoas famosas debochando e fazendo brincadeiras sobre Libras, depois os ouvintes encontram os surdos conversando e lembram que a televisão mostrou, zombam que é mímica, gesto, linguagem de sinais, já pensaram? Acho que não é legal".

"Acho que você deveria colocar legenda em seus vídeos e também pode pagar um intérprete em seus shows. Sabe que somos 10 milhões de surdos no País, imagina que podemos acompanhar mais seus vídeos", pediu.

Por fim, Andrei ressaltou que a crítica não era feita à pessoa de Whindersson, mas sim à sua atitude: "Sei que ele faz piada de um monte de coisas e espero que não tenha sido de propósito debochar de nossa língua, espero que seja por falta de conhecimento.

DESCULPAS

Em seguida, Whindersson utilizou seu Instagram para falar sobre o caso. Porém, publicou suas desculpas apenas de forma oral, através de seus stories, sem um registro escrito ou legendado para permitir uma maior acessibilidade à comunidade atingida.

"Comecei a receber um monte de comentário da comunidade de deficientes auditivos, dizendo que não gostaram que eu fiz uma brincadeira com as mãos, lá das libras. C***, cara, não sabia que isso ofendia as pessoas, então queria pedir desculpas, tá? Realmente foi ignorância minha, não foi querendo fazer uma brincadeira pra diminuir a língua de vocês. Eu realmente não sabia que isso ofendia", se justificou.

"Não é como uma piada, que você vai dizer: 'Ah, foi só uma piada, não vou pedir desculpas'. Eu realmente fui ignorante e não sabia que isso ofendia. Agora tô sabendo", garantiu.

Este vídeo pode te interessar

"As pessoas não dão valor a essa língua, que é uma língua oficial do Brasil. Espero que aceitem minhas desculpas e aguardem os próximos capítulos que eu vou tentar aprender libras de verdade, pra poder passar pra todo mundo, e todo mundo saber e ter uma comunicação com quem é deficiente auditivo", prometeu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais