> >
Projeto "Olhai Por Nós" leva a arte da fotografia a regiões periféricas de Vitória

Projeto "Olhai Por Nós" leva a arte da fotografia a regiões periféricas de Vitória

Curso, ministrado pelo fotógrafo de A Gazeta, Fernando Madeira, atende alunos dos bairros Piedade, Fonte Grande, Moscoso e Capixaba

Publicado em 19 de setembro de 2021 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O projeto
O projeto "Olhai Por Nós" leva a arte da fotografia a moradores de bairros periféricos de Vitória. (Fernando Madeira)
Gustavo Cheluje
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Fotógrafo, fotojornalista e profundo conhecedor dos problemas sociais que o rodeavam, o francês Henri Cartier-Bresson certa vez disse sobre a arte de fazer fotos: "Fotografar é colocar, na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração". Se pensarmos sobre essa ótica, a câmera fotográfica, então, seria os olhos da alma? A forma mais pura de inclusão para os excluídos sociais?

Procurando essas respostas tão relevantes, especialmente no contexto de abandono social por que passam as regiões periféricas das grandes cidades, nasceu o projeto "Olhai Por Nós", comandando pelo premiado fotógrafo de A Gazeta, Fernando Madeira, e pelo Instituto Raízes

Abusando da poesia, mas com olhar totalmente voltado para o social, a iniciativa propõe uma oficina prática e teórica sobre a arte de fotografar a 20 pessoas (entre 13 e 25 anos), moradores de bairros de risco social de Vitória, mais precisamente Piedade, Fonte Grande, Moscoso e Capixaba, locais marcados pela violência e pela falta de oportunidade profissional para os mais jovens. As aulas começaram em julho e seguem até outubro, no Centro de Vitória. 

Olhai por Nós, projeto ensina fotografia nos Morros do Centro de Vitória(Reprodução Olhai por Nós)

"Nossa ideia sempre foi dar novas perspectivas para esses jovens periféricos, levar a arte até eles. Nas aulas, tanto teóricas como práticas, tento apresentar o universo da fotografia em suas infinitas possibilidades", informa Madeira, ao "Divirta-se".

"É importante educar o olhar. Ensinamos História da Fotografia e percepção da luz, aquilo que você deseja fotografar. Queremos impulsionar a autoestima dessas comunidades".

Segundo Fernando, a projeto busca parceiros em sua expansão para outros municípios da Grande Vitória. "Os interessados podem entrar em contato conosco pelo Instagram. Qualquer apoio é bem-vindo", adianta.

Por falar em suporte, o "Olhai por Nós" ganhou muitos admiradores, especialmente após o projeto ter sido pauta do jornalístico "ES1", na TV Gazeta. Em um post nas redes sociais, os administradores afirmaram que, com a matéria, muitas pessoas mostraram interesse na empreitada.

Fernando Madeira garante que o próximo local a receber a iniciativa deve ser Cariacica, mais precisamente o bairro Flexal, outra região de grande vulnerabilidade social.

"Ainda estamos em negociação, mas, se tudo der certo, o curso deve começar no primeiro semestre de 2022. Nasci em Cariacica e conheço bem a realidade periférica do município. São regiões marcadas pela desigualdade social e pela falta de políticas públicas voltadas para a juventude", complementa. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais