> >
Peça 'O Livro dos Espíritos' chega a Vitória

Peça "O Livro dos Espíritos" chega a Vitória

Espetáculo será apresentado na sexta-feira (7) e no sábado (8), no Teatro Universitário da Ufes

Publicado em 1 de junho de 2019 às 00:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Espetáculo de Livro dos Espíritos é apresentado em Vitória . (Guillermo Dalchiele)

“É uma mensagem de amor que nos ajuda a continuar em um caminho espiritual. A peça faz bem e colabora para o dia a dia das pessoas que assistem. A gente sempre ouve uma palavra de amor ao final das apresentações. Isso mostra que estamos plantando uma sementinha de sentimentos bons”.

A fala é do ator e diretor da peça “O Livro dos Espíritos”, Rogério Fabiano, que interpreta Allan Kardec na montagem homônima da primeira obra do médium sobre suas experiências espirituais. O espetáculo da Companhia do Além desembarca em Vitória nesta semana para apresentações na sexta-feira (7) e no sábado (8), no Teatro Universitário.

Diferentemente da primeira peça da companhia, que trazia a biografia de Kardec, “O Livro dos Espíritos” faz um recorte específico da vida do médium. Com 1h20 de duração, a montagem remonta o ambiente que deu origem ao primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, com as pesquisas e o amadurecimento de sua fé. No palco, completam o elenco Cláudio Gardin, Manuela Collares e Érica Collares, atriz que dirige a peça ao lado de Fabiano.

“Cada ator interpreta sete ou oito personagens. Isso faz com que ela seja bem dinâmica. Ainda tem uma trilha sonora e projeções de imagens bem bonitas”, diz Fabiano, ao explicar que a peça é um romance e não tem intenção de doutrinação: “É muito emocionante porque as pessoas ficam encantadas”, conta.

Espetáculo de Livro dos Espíritos é apresentado em Vitória . (Guillermo Dalchiele)

O LIVRO

Escrito em meados do século 19, “O Livro dos Espíritos” é composto por mais de mil perguntas e respostas feitas em mesas girantes, sessões espíritas populares naquele tempo, onde os participantes conseguiam comunicação com supostos espíritos.

Nessas mesas, o educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail (que assume o pseudônimo Allan Kardec) apresentou seus questionamentos.

“Kardec, como cientista e filósofo, viu muita verdade no que era dito pelos espíritos. Então, ele começou a fazer várias perguntas nessas reuniões. Para saber se era verdadeira, ele repetia as mesmas perguntas para mesas de várias partes do mundo e, com as respostas que se repetiam, ele montou o Livro dos Espíritos”, relata Rogério Fabiano.

MONTAGEM

A peça faz parte do repertório de quatro montagens da Companhia do Além e, entre elas, está “Allan Kardec: um Olhar Sobre a Eternidade”, montada há seis anos e que passou por Vitória em 2018. Para o próximo ano o grupo está desenvolvendo mais um espetáculo. Dessa vez sobre Divaldo Franco, considerado o maior médium vivo brasileiro.

Rogério já tinha participado da montagem sobre a vida de Kardec em 2000, mas foi em 2012 que surgiu a vontade de voltar a interpretar o médium em uma conversa com a também atriz Érica Collares, quando contracenaram em uma novela.

“Ela estava em um momento delicado e ficou sensibilizada com a doutrina que a apresentei. Como a peça deu muito certo, a gente foi criando outras peças nesses sete anos de apresentações”, explica o ator, que interpreta Kardec desde então, entre outros papéis.

Segundo ele, a produção, além de esclarecer sobre o espiritismo, ainda ajuda a nortear nossa existência: “Percebo que ela vai ao encontro da busca que as pessoas tem de algo para amparar, algo para ter fé.”

O ator ainda conta que eles recebem muito carinho no final das apresentações. No entanto, um episódio o marcou.

“No final de uma apresentação, um grupo de mães de São José do Rio Preto (São Paulo) me cercaram. Elas perderam os filhos em acidente e queriam entender o porquê da tragédia. Eu fiquei sensibilizado, porque deu para ver a força das nossas peças. Eu infelizmente não tinha uma resposta para elas. O que você diz para quem perde um filho ou uma filha? São momentos muito delicados, mas muito emocionantes”, relata.

SERVIÇO

Espetáculo teatral "O Livro dos Espíritos"

Quando: sexta-feira (7) e sábado (8), às 20h.

Onde: Teatro Universitário, Ufes, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Ingressos: R$ 40 (térreo/meia), R$ 25 (mezanino/meia). Assinantes de A GAZETA têm 50% de desconto no valor da inteira. Entrada solidária: meia entrada ao doar uma lata de leite em pó. À venda na bilheteria do teatro das 15h às 20h e no site Tudus.com.br.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais