> >
Capixaba Paulo Mendes da Rocha pode virar nome de rua em São Paulo

Capixaba Paulo Mendes da Rocha pode virar nome de rua em São Paulo

Iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil quer transformar a via numa referência de boas práticas urbanas para homenagear o capixaba, morto em maio deste ano

Publicado em 24 de julho de 2021 às 15:04- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Data: 12/03/2020 - ES - Vitória - Paulo Mendes da rocha, arquitetoque fez o projeto Cais das Artes -  Editoria: Caderno 2 - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Paulo Mendes da Rocha é o arquiteto que projetou o Cais das Artes, na Enseada do Suá. (Ricardo Medeiros)
Autor - Erik Oakes
Erik Oakes
Editor do Divirta-se / [email protected]

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que morreu em maio deste ano, pode virar nome de rua em São Paulo. A iniciativa é do Instituto de Arquitetos do Brasil em SP (IAB-SP), que vai propor à Prefeitura de São Paulo que a rua General Jardim, no centro da capital paulista, seja rebatizada com o nome do capixaba.

Além da troca de nomes da via, o instituto promeve uma agenda para transformá-la em um referência das boas práticas urbanas e arquitetônicas – a ser definida por meio de um projeto escolhido em um concurso público. A proposta visa alargamento de calçadas e esquinas, arborização e implantação de ciclovias.

"No dia 22 de julho, Paulo Mendes da Rocha receberia a maior honraria da União Internacional de Arquitetos no âmbito do Congresso Mundial de Arquitetura (UIA 2021 RIO). Nesta data, o IAB São Paulo encaminhou uma carta ao Prefeito e aos vereadores da cidade com uma proposta de homenagem ao arquiteto. Também está lançando uma campanha pública para dar à rua General Jardim o nome de Paulo Mendes da Rocha!", explica o IAB-SP, em suas redes sociais.

De acordo com o instituto, o pedido da mudança de nome da via é homenagear o capixaba referência em arquitetura no país, que vivia há anos em São Paulo e possuía o escritório na Rua General Jardim.

"Durante todo esse tempo, era visto andando pela rua, entre o prédio do IAB, os bares e restaurantes da Rua General Jardim, e os edifícios onde se situam os escritórios de colegas e colaboradores seus. Por influência de Paulo, a rua se tornou uma espécie de centro da produção e reflexão sobre a arquitetura na cidade de São Paulo, concentrando uma quantidade ímpar de escritórios ao longo de seu eixo, articulados à sede do IAB e a uma importante faculdade de arquitetura e urbanismo, a Escola da Cidade", explica o institudo em seu site.

Para ganhar força, o IAB-SP recolhe assinaturas de apoio em formulário no próprio site. A campanha #RuaPauloMendesDaRocha também começou a ser divulgada nas redes sociais.

PAULO MENDES DA ROCHA

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha morreu, aos 92 anos, em maio deste ano. Ele tinha um câncer de pulmão e estava internado em São Paulo. O capixaba – vencedor de diversos prêmios internacionais, entre eles o Pritzker, considerado o "Nobel" da arquitetura – foi quem projetou o Cais das Artes, em Vitória.

Nascido no Centro de Vitória, em 1928, Paulo Mendes da Rocha era considerado o maior arquiteto brasileiro vivo. São de autoria dele obras emblemáticas, como o Museu dos Coches, em Portugal; a Pinacoteca de São Paulo; o Museu da Língua Portuguesa, também na capital paulista; e o estádio do Serra Dourada, em Goiânia (GO), inaugurado em 1975 e apontado, por muitos anos, como o mais moderno do país.

Este vídeo pode te interessar

Errata Correção
25 de julho de 2021 às 10:24

O último parágrafo da matéria trazia, erroneamente, o termo "capital paulistana". A informação foi corrigida.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais