> >
Alexandre Lima: publicações enaltecem músico e ajudam em campanha

Alexandre Lima: publicações enaltecem músico e ajudam em campanha

Alex segue em coma há quase oito anos e família ainda conta com doações para o tratamento. Neste ano, tradicional festival com artistas deu lugar a ação nas redes sociais

Publicado em 29 de abril de 2021 às 14:27

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O músico Alexandre Lima, em 2012. Ele segue em tratamento em casa
O músico Alexandre Lima, em 2012; ele segue em tratamento em casa. (Vitor Jubini/Arquivo AG)

Alexandre Lima completou 52 anos no último dia 23 de abril. O músico, ativista e ex-secretário de Cultura de Vitória segue em coma há quase oito anos depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória durante uma cirurgia para a retirada de um aneurisma na aorta. A data - normalmente comemorada com um show de amigos artistas para  angariar fundos para o tratamento que  gira em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil mensais - teve a programação diferenciada neste ano.

Ao invés de festa, homenagens foram realizadas nas redes sociais para enaltecer o trabalho realizado por Alex durante sua vida e ajudar a divulgar o site de produtos exclusivos e a campanha de doações para o tratamento. Anderson Ventura, Renato Casanova (Casaca), Fred (Macucos) e outros artistas foram alguns dos artistas que levantaram a hashtag #vivalexDay com relatos e desejos de melhora.

"Todo ano fazemos ações para o Alex. Nem sempre é um festival de música, já teve leilão de arte, crowdfunding de 50 anos, fora a tradicional venda de latas de Natal. Este ano, no dia do aniversário dele, pedimos para as pessoas marcarem uma lembrança com a hashtag #vivalexDay. Foi emocionante ver gente do mundo todo compartilhando fotos, músicas e momentos marcados pela sua arte, tanto no feed, quanto nos stories das redes sociais", explica Amaro Lima, irmão de Alexandre.

No ano passado, em virtude da pandemia do coronavírus, o show foi virtual e contou com nomes como Zé Geraldo, Gabriel O Pensador, Marcelo Mira (Alma D’jem), André Prando e Fred Macucos, que ajudaram a levantar fundos para a continuação do tratamento. Mesmo sem a festa em 2021, o público pode continuar ajudando visto que a situação de Alexandre segue a mesma. "Alex continua em coma e seguimos cuidando dele com fé e paciência", conta.

Amaro explica que, com o tratamento caro, a ajuda sempre é bem-vinda. Além disso, a família realiza a venda de produtos com a marca Viva Alex e continua aberta a doações para ajudar nos custos com o músico.

"Manter o Alex em casa, com dignidade, tem um custo alto. A família já se desfez de imóveis, obras de arte, instrumentos e ainda sempre conta com a ajuda dos amigos e da sociedade em ações para ajudar no tratamento. Hoje temos um site www.aguadebenzer.com.br com produtos Viva Alex, em que todo o lucro é revertido para os cuidados dele", detalha.

O site era uma das metas apresentadas em 2019, quando o Divirta-se entrevistou Amaro sobre o caso do irmão. São camisetas, bolsas e canecas personalizadas, que são enviados para todo o Brasil. Além da compra dos produtos, doações podem ser feitas por conta bancária e picpay.

O atual estágio do cantor é uma espécie de estado vegetativo, em que a pessoa consegue abrir os olhos, dormir, executar as funções fisiológicas, mas, durante meses e até anos, permanece incapaz de esboçar reações. O Alex faz fisioterapia motora e respiratória, além de tratamento para melhorar a respiração e a deglutição.

Há sete anos, a alimentação do músico passou a ser feita por meio de sondas. A cada mês, cerca de 20 latas da alimentação especial são usadas. Inclusive, estas latas são usadas nas tradicionais latas de Natal vendidas pela mãe dos músicos, dona Vera Lima.

Vale lembrar que a família já leiloou obras de arte, vendeu imóveis e tenta mantê-lo de forma digna, enquanto corre o processo movido contra o hospital (em segredo de justiça).

COMO AJUDAR

Este vídeo pode te interessar

  • CONTA BANCÁRIA
  • Titular: Alexandre Silva Lima
  • CPF: 947.133.597-34
  • Banco: Santander (033)
  • Agência: 3345
  • Conta: 01088199-7

  • PICPAY
  • @vivaalex

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais