Alexandre Lima completa 51 anos nesta quinta-feira (23). O músico, que sofreu um aneurisma da artéria aorta após uma cirurgia, em dezembro de 2013, segue em coma vígil. A família e amigos resolveram usar a data do aniversário de Alex para arrecadar dinheiro para o seu tratamento.
Esta união de família e artistas parceiros é traduzida no Festival Viva Alex, que anualmente arrecada fundos para o tratamento do músico. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, o evento será realizado de maneira on-line, contando com a solidariedade do público. Sem a venda de ingressos, o internauta poderá fazer contribuições durante as transmissões ao vivo pela conta @vivaalex, no Picpay. Toda a verba será destinada ao tratamento de Alex que, segundo a família detalhou em 2019, gira em torno de R$ 30 mil mensais.
São mais de 20 artistas confirmados no festival, entre eles: Zé Geraldo, Gabriel O Pensador, Marcelo Mira (Alma Djem), André Prando, Fred Macucos, Renato Casanova, Barol Beats , Serginho Mello (baterista) e muito mais. A partir das 18h, eles realizam apresentações no Instagram.
Além das músicas, a proposta é que os artistas mostrem seus laços com o homenageado. No festival, cada artista vai se apresentar no seu próprio perfil do Instagram e, sugeri a eles contarem um pouco da sua história com Alex, tocar alguma música dele ou, simplesmente, emocionar as pessoas assim como ele fazia com a gente, disse Amaro Lima, irmão de Alexandre.
O atual estágio do cantor é uma espécie de estado vegetativo, em que a pessoa consegue abrir os olhos, dormir, executar as funções fisiológicas, mas, durante meses e até anos, permanece incapaz de esboçar reações. Vale lembrar que a família já leiloou obras de arte, vendeu imóveis e tenta mantê-lo de forma digna, enquanto corre o processo movido contra o hospital (em segredo de justiça).
São 6 anos que a gente sente e vê o legado do amor, da arte e da amizade que ele deixou e é isso nos faz seguir em frente, conta Amaro.
FESTIVAL VIVA ALEX
- Quando: 23 de abril, a partir das 18h
- Onde: Instagram dos próprios artistas
- Couvert solidário: não tem valor fixo e deverá ser pago pelo Picpay @vivaalex
PROGRAMAÇÃO
- PALCO ROCKONGO
- 18h: Rodrigo CX - @rodcx
- 18:30h: Duo Wuo - @duo.wuo
- 19h: Gustavo Macaco - @gustavomacacko
- 19:30h: Fred Nery (Macucos) - @fredmacucos
- 20h: Lan Lanh com part Deeolick e Marcelo Mira - @lanlanhoficial
- 20:30h: Amaro Lima: bate papo com Gabriel O Pensador - @realamarolima
- 21h: Alma D´Jem - @almadjem
- 21:30h: Andre Prando - @andreprando
- 22h: Renato Casanova - @rntcasanova
- 22:30h Jon Santos (Herança Negra) - @jonsantos.herancanegra
- 23h: Barol Beats - @barol.herancanegra
- PALCO EXPERIENZA
- 18h: Felipe Azevedo - @lfelipeazevedo
- 18:30h: Rodrigo Carneiro - @rodrigocarneirooficial
- 19h: Nano Vianna - @nanovianna
- 19:30h Sergio Mello - @sergiomellodrums
- 20h: Zé Geraldo - @zegeraldooficial
- 20:30h: Dani Moraes - @danimoraesmusic
- 21h: Anderson Ventura - @venturamusical
- 21:30h: Diego Lyra - @_diegolyra
- 22h Marcos Bifão - @marcosbifao
- 22:30h: Marcelo Ribeiro - @marceloribeiroebandab
- 23h: Emerson Xumbrega - @emersonxumbrega
- 23h30: Adikto - @profadikto