> >
10 livros para viajar pelo mundo sem sair de casa

10 livros para viajar pelo mundo sem sair de casa

Do Maranhão a Budapeste, obras exploram diferentes lugares no Brasil e no exterior

Publicado em 15 de abril de 2020 às 16:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Livros para viajar sem sair de casa
Livros para viajar sem sair de casa. (Montagem/ Sarah Bichara)

Em tempos de isolamento social, ir para outras cidades não é uma opção prudente, mas viagens ainda são possíveis se usarmos as palavras.  Durante a quarentena, os livros podem ser o nosso veículo para conhecermos diferentes culturas, explorando costumes, culinária, folclore, arquitetura e muito mais. 

A autora Rita Uliana, é uma das escritoras que nos levam para passear com as páginas dos livros. Em "Trechos de Trilhas", publicado pela editora Cousa, em 2019, ela divide com os leitores suas experiências de viajante assídua. Entre os destinos da obra estão a Argentina, Nova Iorque, Muqui e Recife.

A  capixaba defende que os livros são uma forma de visitarmos e revisitarmos lugares.  "As pessoas estão pegando o livro para ler nesse momento em que estão confinadas e com tempo livre", reflete a professora de inglês.

Listamos alguns outros livros que percorrem diferentes locais do mapa-múndi. Contando com obras que se passam na atualidade e em outras épocas, as viagens proporcionadas por essas narrativas são ficções ambientadas em locais reais, livros de memórias e um deles fotográfico. Dentre os autores estão grandes nomes como Jorge Amado, Ernest Hemingay e José Saramago. Você escolhe o seu gênero favorito, põe na mala o marcador e embarca na viagem escolhida. Fique por dentro das indicações:

A ALMA ENCANTADORA DAS RUAS

Capa A Alma Encantadora das ruas
Capa livro A Alma Encantadora das ruas. (Reprodução/ Capa A Alma Encantadora das ruas)

  • Autor: João do Rio
  • Ano: 1908 
  • Onde se passa: Rio de Janeiro
  • O autor João do Rio (pseudônimo de Paulo Barreto) reuniu nessa obra crônicas publicadas entre 1904 e 1907. Nos textos explora as ruas do Rio de Janeiro da época, que passava de uma cidade monárquica, para realmente se estabelecer como capital da República. Por lá, o autor perambulava e exprimia no papel as marcas do Brasil, com suas belezas e tristezas. A obra é de domínio público e está disponível para acesso digitalmente, portanto, é só abrir o PDF e desfrutar desta viagem à cidade maravilhosa do passado. Que segredos ela ainda guarda em comum com aquele tempo? 

PARIS É UMA FESTA

Capa Paris é uma festa
Capa livro Paris é uma festa. (Reprodução/ Capa Paris é uma festa)

  • Autor: Ernest Hemingway
  • Ano: 1964
  • Onde se passa: Paris
  • A obra do autor, marcado por ter escrito o clássico “O Velho e o mar”, traz suas memórias da Paris do século 20, local de aprendizado literário para Hemingway. No livro, publicado postumamente em 1964, também são revelados pormenores sobre a relação do romancista Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda, poetisa e pintora. Vale lembrar que o longa-metragem “Meia Noite em Paris”, dirigido por Woody Allen, bebe na história de “Paris É uma Festa” e dá vida à estas personalidades fortes da literatura, mesclando a realidade moderna de um escritor americano com os encantamentos da cidade luz da década de 20. Ambos, livro e filme, são opções de viagem às vielas da capital do romance.

BUDAPESTE

Capa Budapeste
Capa do livro "Budapeste". (Reprodução/ Capa "Budapeste")

  • Autor: Chico Buarque
  • Ano: 2003
  • Onde se passa: Rio de Janeiro e Budapeste
  • O livro do ícone da música popular brasileira conta em primeira pessoa a história de um escritor fantasma de um talento fora do comum, José Costa. Ao concluir a autobiografia romanceada "O ginógrafo" (aquele que escreve sobre a feminilidade sexual da mulher), a pedido de um bizarro executivo alemão que fez carreira no Rio de Janeiro, o protagonista se vê diante de um impasse criativo e existencial. Escriba exímio, "gênio", nas palavras do sócio, que o explora na "agência cultural" que dividem em Copacabana, Costa, meio sem querer, de mera escrita sob encomenda passa a praticar "alta literatura". A capital da Hungria surge na vida do personagem também despropositadamente, lá busca a redenção no idioma húngaro, "segundo as más línguas, a única língua que o diabo respeita". Budapeste também pode ser uma surpresa para o leitor, como foi para José Costa. Dividida pelo Rio Danúbio, esconde pontos turísticos grandiosos e de uma arquitetura rica em detalhes. 

EXPEDIÇÃO CAPIXABA

Indicado por Saulo Ribeiro o livro propõe uma viagem pelo Espírito Santo.
Indicado por Saulo Ribeiro o livro propõe uma viagem pelo Espírito Santo. (Divulgação livro "Expedição Capixaba")

  • Autores: Gabriel Lordêllo, Tadeu Bianconi e Tarcísio Bahia de Andrade
  • Ano: 2019
  • Onde se passa: Espírito Santo
  • O livro permite uma bela viagem em imagens pelo Estado, a partir do trabalho conjunto dos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, contando com textos de Tarcísio Bahia, em português e inglês. São 264 páginas e 10 capítulos dividindo a obra por temas: Povos; Vilas e Cidades; Arquitetura; Mar, Rios, Baías, Cachoeiras e Lagoas; Matas e Montanhas; Gastronomia; Trabalho; Arte & Cultura; Fé; e Esporte. 

LIVRE

Capa Livre
Capa do livro "Livre". (Reprodução/ Capa "Livre")

  • Autora: Cheryl Strayed
  • Ano: 2013
  • Onde se passa: Estados Unidos
  • Cheryl Strayed acreditou que tivesse perdido tudo após o falecimento de sua mãe e de ver seu casamento desmoronar. Quatro anos depois, aos 26 anos, decidiu caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) sozinha. A trilha atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington. Sem qualquer experiência na atividade, Cheryl caminhou solitária, se deparou com ursos, cascavéis e pumas ferozes, encarando todo tipo de privação. Em "Livre", a autora conta como enfrentou, além da exaustão, do frio, do calor, da monotonia, da dor, da sede e da fome, outros fantasmas que a assombravam. Seu relato captura a agonia, tanto física quanto mental, de sua incrível jornada; como a enlouqueceu e a assustou e como, principalmente, a fortaleceu. A viagem quase sabática pela Califórnia pode mexer também com os seus dilemas, além de te levar pela mão para fora de casa. 

66 HISTÓRIAS DE UMA VOLTA AO MUNDO 

Capa 66 histórias de uma volta ao mundo
Capa livro 66 histórias de uma volta ao mundo. (Reprodução/ Capa 66 histórias de uma volta ao mundo)

  • Autora: Nara Alves
  • Ano: 2016
  • Onde se passa: Pelo globo
  • A jornalista Nara Alves largou seu emprego na TV para sair pelo mundo experimentando as mais diversas culturas. Entre 2014 e 2015 a moça se aventurou por 22 países da América do Norte, da Ásia, da Oceania, do Oriente Médio e da Europa. Ao seu lado estava o namorado Bernardo. Alves registrou suas impressões de viagem em um blog, que deu origem a este livro. Em sua jornada, a viajante atravessou os Estados Unidos de trem, resgatou suas raízes no Japão, subiu e desceu montanhas na Nova Zelândia e no Nepal, compreendeu o sistema de castas na Índia, refletiu sobre o papel da mulher no Irã, reencontrou uma amiga agora convertida ao judaísmo ortodoxo em Israel, entre tantas outras histórias instigantes. Nós, viajantes de poltrona, podemos passar por tudo isso apenas virando as páginas.

VIAGEM A PORTUGAL

Capa Viagem a Portugal
Capa livro Viagem a Portugal. (Reprodução/ Capa Viagem a Portugal)

  • Autor: José Saramago 
  • Ano: 1990
  • Onde se passa: Portugal
  • O autor português de "Ensaio Sobre a Cegueira", traduziu nesta obra as experimentações afetivas da terra em que nasceu. Em uma viagem amorosa, Saramago se permitiu ter seus itinerários traçados pelo querer e pelo acaso, errando e acertando entradas. A obra foi publicada originalmente contendo fotografias, em 1990. Foi em 95 que acabou lançada em Portugal somente com texto. A terra dos colonizadores tem seus quatro cantos esmiuçados. Visitar através das palavras o país, talvez possa ser uma forma refletir sobre a nossa história e costumes.

O MULATO

Capa Viagem a Portugal
Capa livro Viagem a Portugal. (Reprodução/ Capa O Mulato)

  • Autor: Aluísio Azevedo 
  • Ano: 1881
  • Onde se passa: São Luis (Maranhão)
  • Embarcando para o nordeste do país, ao lado do autor Aluísio Azevedo, pousamos na capital do Maranhão, São Luís, nesta obra de 1881. Ambientado nos fins do século XIX, o livro retrata o amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo filho de um comerciante português com Domingas, sua escrava. No entanto, o preconceito de uma sociedade hipócrita, recai sobre eles,  numa situação onde não se conhece limites para proteger as restrições estabelecidas. O clássico da literatura naturalista brasileira ambienta o leitor em uma região raramente explorada nas páginas dos sucessos de venda, fugindo um pouco do sudeste e abrindo oportunidade para uma cultura ímpar ser vista.

TENDA DOS MILAGRES

Capa Tenda dos Milagres
Capa do livro "Tenda dos Milagres". (Reprodução/ Capa "Tenda dos Milagres")

  • Autor: Jorge Amado 
  • Ano: 1969
  • Onde se passa: Bahia

  • Jorge Amado com o seu poder de mostrar um Brasil verdadeiro e repleto de uma cultura pulsante, leva os seus leitores à Bahia nesta obra de 1969. A história é de Pedro Arcanjo, um mestiço de vários amores, alguns reprimidos para não findar amizades, que documentou a cultura popular e provou a ascendência negra da aristocracia baiana do início do século XX. Livro sobre um herói pobre, boêmio e erudito, que assumiu o preço de colocar o dedo na ferida dos inimigos da mestiçagem. A miscigenação e o sincretismo marcam os retratos literários de Jorge Amado, criador de “Gabriela, cravo e canela” e do igualmente famoso “Capitães da Areia”. Embora narrada em outra época, o preconceito relatado permanece causando feridas na atualidade, tornando a temática atemporal. 

TRECHOS DE TRILHAS 

Capa Trechos de Trilhas
Capa do livro "Trechos de Trilhas". (Reprodução/ Capa "Trechos de Trilhas")

Este vídeo pode te interessar

  • Autora: Rita Uliana
  • Ano: 2019
  • Onde se passa: Cidades do Brasil e do exterior
  • A capixaba Rita Uliana também se aventurou em uma produção sobre viagens, compartilhando suas experiências que julga mais marcantes ao longo de treze crônicas. O livro é a estreia de Uliana no mundo da literatura, que é também amante da música. A obra conta com fotografias que ilustram sua narrativa, mostrando paisagens e momentos. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais