Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 23:29
Em novembro do ano passado, a Turma da Mônica ganhou espaço especial na televisão, no cinema e nas plataformas digitais em uma parceria com o Cartoon Network, que dedicou o mês à criação de Mauricio de Sousa. Agora, as tirinhas do cartunista brasileiro são a aposta para este começo de ano, em que os personagens do bairro do Limoeiro se encontram com protagonistas das animações do canal pago.>
Entre as "pessoas" que Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão vão encontrar estão as heroínas de As Meninas Superpoderosas, Titio Avô, Ben 10 e a turma do Hora de Aventura.>
A série de tirinhas vem para aumentar a integração entre os personagens que, em 2018, apareceram juntos em ações nas plataformas digitais. Na TV, o canal tinha aumentado de 16 para 30 as horas de programação dedicadas à Turma da Mônica em novembro, mas sem integração.>
"A Turma da Mônica é um ícone da cultura brasileira de várias gerações", diz Adriana Alcântara, porta-voz do Cartoon Network e diretora sênior de conteúdo e produção nacional dos canais infantis da Turner Brasil. "Agora, essa integração estará de forma mais perene nas tirinhas.">
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Por fazer parte da história de tantas pessoas, as novas tirinhas, assim como todos os conteúdos que saem da Mauricio de Sousa Produções (MSP) são voltamos para a família como um todo, explica Marcos Saraiva, gerente de digital da MSP.>
"É um conteúdo infantil, mas tem de ser aceito por pais, avós. A Turma já está na quarta geração (das famílias), não podemos nos limitar a fazer um conteúdo que só a criança vai se identificar", diz Saraiva. O que pode mudar, segundo ele, é a linguagem de acordo com a plataforma em que a tirinha será divulgada, como o Twitter. "Nas tirinhas, temos liberdade criativa maior, tem tom mais 'moderninho'.">
Adriana explica que as tiras serão divulgadas apenas nas plataformas digitais, como site e redes sociais, e não há previsão para um material impresso, embora diga que "a chance sempre existe". "Hoje não tem esse plano, foi uma ideia pensada para o digital mesmo, mas no CN a gente gosta e pensar fora da caixa e do avesso. Se isso vai se desdobrar para um material promocional específico, para ação pontual, não dá para dizer se sim ou não", avaliou.>
Mas o fato de a diretora afirmar que "vem conversando bastante" com a equipe da MSP sobre futuras produções pode animar os fãs da turminha do Limoeiro. "Quando se faz uma ação pontual como foi a da Mônica e do Sansão, funciona muito bem para ambas as partes. Quando vai produzir peça que leva mais tempo e tem investimento maior, tem de pensar. Essas conversas estão sempre acontecendo, estamos falando em brincar mais com a Mônica Toy (série animada exibida no CN) em parceria com eles", conta Adriana. Saraiva confirma que a ideia é vista "com bons olhos" e que a MSP "gostaria bastante" de novas produções com o Cartoon.>
No ano passado, com novembro dedicado à Mônica, o canal cresceu 19% em audiência comparado ao mês anterior entre o público de quatro a 11 anos de idade. Além disso, os vídeos da Turma da Mônica Toy representaram 14% do consumo total de vídeos do site no mesmo período.>
Processo criativo>
A Turma da Mônica tem uma estética própria e diferente dos desenhos do Cartoon. Saraiva conta que o trabalho em conjunto é diferente, porque a MSP não está acostumada a trabalhar nesse formato com parceiros, uma vez que a produção é majoritariamente própria e exclusiva à Mônica. No entanto, ele diz que Mauricio de Sousa já fez alguns crossovers ao longo do tempo, inclusive com o próprio Cartoon.>
"Estamos um pouco mais acostumados com os personagens do grupo Turner. Para nós, é bacana. Além de profissionais, a gente é fã do CN e da Turma da Mônica, é muito prazeroso, temos liberdade de trabalhar com personagens que a gente gosta", afirma o gerente.>
O desafio, segundo ele, é dar um peso igual aos personagens, sem descaracterizá-los, e conseguir "agregar de forma legal" as duas famílias, mais do que se estivessem sozinhas.>
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