Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Editorial
  • Terceira Ponte: você consegue imaginar a Grande Vitória sem ela?
Opinião da Gazeta

Terceira Ponte: você consegue imaginar a Grande Vitória sem ela?

Neste domingo (27), o governo do Estado inaugura a maior obra estrutural já realizada na Terceira Ponte, com a adaptação da via, que passa a ter três faixas, e a ciclovia

Publicado em 27 de Agosto de 2023 às 03:00

Públicado em 

27 ago 2023 às 03:00

Colunista

Terceira Ponte vista de cima
Terceira Ponte vista de cima Crédito: Ramon Porto
Terceira Ponte acabou de completar 34 anos no último dia 23. Com tanto tempo de estrada, a estrutura monumental sobre a Baía de Vitória já deu provas suficientes do seu valor para a mobilidade na Grande Vitória. Acredite, durante sua tortuosa e demorada construção, que se arrastou pela década de 80, houve até quem duvidasse da necessidade da obra. Depois de tanto tempo, alguém consegue imaginar Vitória e Vila Velha sem a Terceira Ponte para conectá-las?
Conseguimos pensar em mais, não em menos. O crescimento populacional na região metropolitana provocou a saturação da estrutura, e a Terceira Ponte acabou defasada, mas jamais obsoleta. Pelo contrário, sem ela a locomoção na Grande Vitória estaria ainda mais caótica. O que se impôs com o passar dos anos foi a necessidade do planejamento e do desenvolvimento de alternativas viárias. Sobretudo, viáveis.
Neste domingo (27), o governo do Estado inaugura a maior obra estrutural já realizada na Terceira Ponte, com a adaptação da via, que passa a ter três faixas em cada sentido. O debate público sobre o impacto efetivo dessa obra no trânsito está acirrado, principalmente pela redução do espaço entre os veículos. É provável que a terceira faixa não solucione definitivamente os engarrafamentos nos horários de pico, mas se conseguir reduzi-los, já será louvável. Justamente por isso, o governo e as prefeituras devem estar atentos, com soluções para os gargalos nas vias de acesso. A preocupação com a Terceira Ponte não termina com a entrega da obra. 
E não se pode deixar de falar na Ciclovia da Vida, importante não só como mais uma opção de mobilidade, mas também para o turismo e a segurança (com ela, pretende-se reduzir as ocorrências de suicídio). A nova estrutura se apresenta como um desafio para a maioria dos ciclistas pela sua elevação, mas, como alternativa de trajeto entre as duas cidades, é possível que consiga conquistar muitas pessoas, principalmente em passeios de fim de semana. O visual será arrebatador.
O ano de 2023 ainda reserva para a Terceira Ponte, em dezembro, o fim do contrato de concessão com a Rodosol, assinado em 1998. Ainda não há definições sobre o modelo a ser adotado, se haverá redução de pedágio. As dúvidas sobre o futuro da Terceira Ponte são muitas. A única certeza é a de que ela continua imprescindível para a rotina dos capixabas.

{{ndFunctionFirstNotNull(post.original_author.attributes_map.descricao_de_colunista.value,post.original_author.biography)}}

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Sede da Apex Partners na Praia do Suá, Vitória.
Caso Apex: investidores tentam impedir que imóvel seja incluído em recuperação judicial
Irmãos de Vitória são presos por tráfico de drogas em Presidente Kennedy
Drone ajuda na prisão de irmãos por tráfico em Presidente Kennedy
Geely EX5 DM-i
Renault Geely confirma produção do EX2 no Brasil e novo SUV

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados