> >
Nova ferrovia no ES: ramal Anchieta pode ser concedido e Vale só pagar obra

Nova ferrovia no ES: ramal Anchieta pode ser concedido e Vale só pagar obra

Construção do traçado de Santa Leopoldina até Anchieta, de pouco mais de 99 quilômetros, tem custo estimado de R$ 2,5 bilhões

Publicado em 23 de junho de 2025 às 10:30

O governo federal apresentou uma proposta para que a Vale financie a construção do ramal Anchieta da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), ligando Santa Leopoldina, na Região Serrana, ao município de Anchieta, no litoral Sul capixaba. Esse trecho, de 99,3 quilômetros, servirá como conexão à nova ferrovia que vai ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro (EF-118), mas, em vez de a mineradora ficar responsável pela obra, apenas pagaria pela execução do serviço de uma concessionária. 

Este vídeo pode te interessar

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou estar em fase de negociação final com a empresa e o governo capixaba. O plano é fazer com que a Vale, em vez de assumir a obra, repasse para a concessionária que vencer a licitação do projeto o aporte financeiro necessário para construir esse traçado. O custo estimado do trecho é de R$ 2,5 bilhões.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais
Fechar Paywall

Continue lendo

Faça seu cadastro para ler esta matéria.

É rápido e gratuito!

Quer acesso ilimitado?

Aproveite nossa oferta especial

Assine por R$ 1.00*