Publicado em 7 de maio de 2019 às 17:26
A partir desta semana, clientes que tiverem encomendas enviadas via Correios poderão cancelar o recebimento caso percebam terem sido vítimas de golpes ou apenas se arrependam do envio por algum motivo. As informações foram confirmadas pela estatal.
O serviço já estava disponível desde 2018 para quem possui contrato com os Correios, mas agora os clientes do varejo também serão beneficiados pela medida.
Para conseguir cancelar a entrega de um item já enviado, o cliente precisa informar seu CPF ou CNPJ. A medida vale para encomendas enviadas por PAC ou Sedex, e só é possível fazer a solicitação pelo site dos Correios, na área de rastreamento. "Essa etapa de verificação tem o objetivo de assegurar que a interação está sendo realizada pelo remetente, pois só ele tem acesso ao comprovante", informa os Correios.
Após o pedido de cancelamento, a encomenda fica com o status de bloqueio. A estatal grava um código na encomenda, que é identificado pelo carteiro como uma recomendação para não entregá-la. O item então retorna a um centro de distribuição para ser devolvido ao remetente.
O serviço faz parte do projeto Entrega Interativa que tem o objetivo de permitir maior interação com os Correios durante o fluxo de entrega de encomendas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta