> >
Cerca de 900 mil recebem ajuda para sacar auxílio pelo Caixa Tem

Cerca de 900 mil recebem ajuda para sacar auxílio pelo Caixa Tem

Beneficiários contaram com a ajuda de funcionários do banco para gerar o código no aplicativo Caixa Tem, procedimento necessário para a retirar o dinheiro

Publicado em 2 de maio de 2020 às 19:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Fila na agência da Caixa Econômica Federal para retirada do benefício do Governo Federal na Reta da Penha.
Cerca de 900 mil contaram com a ajuda de funcionários da Caixa. (Vitor Jubini)

Aproximadamente 2 milhões de pessoas sacaram neste sábado (2) o auxílio emergencial em 902 agências da Caixa Econômica Federal que abriram excepcionalmente no fim de semana para atender beneficiários do programa.

Do total de atendidos até o início da tarde, cerca de 900 mil contaram com a ajuda de funcionários do banco para gerar o código no aplicativo Caixa Tem, procedimento necessário para a retirar o dinheiro, depositado em contas sociais digitais, nos caixas automáticos.

Os demais saques foram realizados por clientes do banco que já tinham conseguido transferir o dinheiro para suas respectivas contas e, portanto, não precisaram gerar o código de saque.

A ajuda pessoal para a população pouco familiarizada a utilizar aplicativos bancários permitiu que o número de saques pelo Caixa Tem neste sábado tenha sido cerca de seis vezes maior do que na última terça-feira (28), dia considerado crítico quanto ao tamanho das filas nas portas das agências, segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. "Não é que não houve fila hoje, mas a fila andou mais rápido", comentou.

A Caixa passou a gerar o código na agência após constatar que um dos motivos que estava impedindo a retirada do dinheiro era a dificuldade de parte da população em utilizar o aplicativo.

Cerca de 50 milhões de desempregados, microempreendedores e trabalhadores informais estão habilitados a receber o auxílio emergencial liberado para distribuir renda durante a quarentena da pandemia do novo coronavírus.

Os beneficiários elegíveis ao auxílio que nasceram em novembro e dezembro poderão sacar nas agências da Caixa a parcela de R$ 600 (ou de R$ 1.200, para mães chefes de família) a partir de terça-feira (5).

As agências serão abertas às 8h nesta segunda, segundo Guimarães.

O resgate presencial começou na segunda (27) e segue calendário, conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Para realizar o saque do auxílio emergencial, o beneficiário precisa atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login e selecionar a opção "Saque sem cartão".

O aplicativo gera um código autorizador para saque, com validade de duas horas.

Se o trabalhador não conseguir obter o código ou ele perder a validade, poderá pedir ajuda de um funcionário da agência, desde que o auxílio tenha sido aprovado.

Quem tem direito ao benefício e nasceu em meses anteriores continua podendo fazer o resgate.

A liberação para saque presencial não torna a ida às agências da caixa obrigatória. Pelo contrário, a recomendação é para que os beneficiários tentem transferir o dinheiro para outras contas pessoais ou de parentes ou, ainda, façam pagamentos utilizando suas contas digitais da Caixa por meio do aplicativo Caixa Tem.

A procura pelas agências tem gerado aglomerações, aumentando o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Para evitar viagens perdidas às agências da Caixa, a orientação é que o beneficiário verifique, antes de sair de casa, o calendário de pagamentos, bem como se tem direito de receber o auxílio.

O telefone de informações sobre o auxílio emergencial é o 111.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais