> >
Anac volta atrás e mantém entrega aérea pelos Correios

Anac volta atrás e mantém entrega aérea pelos Correios

Agência havia sinalizado intenção de proibir serviço como resposta a incidente em 2024, com avião que pegou fogo durante voo, após decolar de Vitória

Publicado em 4 de junho de 2025 às 15:02

SÃO PAULO - Depois de sinalizar intenção de proibir os voos de transporte de cargas dos Correios, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) voltou atrás e decidiu manter o serviço da estatal, após reunião realizada nesta terça-feira (3).

Segundo a Anac, os Correios apresentaram um plano de implementação de exigências necessárias à garantia de segurança das operações. Além disso, a estatal firmou um acordo com as empresas aéreas Total Linhas Aéreas e Sideral, responsáveis pelo transporte aéreo de mercadorias dos Correios, que prevê adoção de medidas de mitigação de riscos.

"Após a decisão cautelar, os Correios imediatamente adotaram medidas mitigatórias com vistas à solução das falhas identificadas. Entre outras providências, a mais relevante foi a implementação de inspeção de raio-x nas cargas destinadas ao transporte aéreo", diz a Anac em nota.

Cargueiro 727-200F da Total Cargo, matrícula PR-TTO, no pátio do Aeroporto de Vitória
Correios apresentaram plano para garantir a segurança do transporte aéreo Crédito: Murilo Cuzzuol

A agência reguladora diz que irá monitorar o plano de implementação das exigências. Afirma também que um eventual descumprimento poderá levar a uma nova suspensão.

A Anac pretendia impor a suspensão dos voos como resposta ao incidente com um avião que fazia o trajeto de Vitória (ES) a Guarulhos (SP) em 9 de novembro do ano passado, que pegou fogo em pleno voo, oito minutos antes de aterrissar, forçando os pilotos a fazerem um pouso de emergência. Os dois tripulantes conseguiram escapar em segurança, mas a aeronave teve perda total.

O voo era operado pela Total Linhas Aéreas, responsável pelo transporte aéreo de mercadorias dos Correios, tarefa também desempenhada por outra terceirizada, a Sideral Linhas Aéreas.

Incêndio teria começado nos porões da aeronave da Total Cargo decolou pouco antes da meia-noite do aeroporto de Vitória

Os Correios e as duas empresas aéreas foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram até a publicação deste texto.

Juntas, Sideral e Total fazem todo o transporte aéreo dos Correios, que somou 315 toneladas por dia em 2024. O total responde a 17% do volume de mercadorias transportadas pela estatal. Uma eventual paralisação das atividades iria comprometer o serviço de Sedex entre as capitais do país, realizado por rotas aéreas. Grandes marketplaces estrangeiros, como Shopee, Shein e AliExpress, também dependem mais dos Correios como operador logístico.

De acordo com as investigações do incidente em Guarulhos, a aeronave carregava uma carga de baterias de íon de lítio, usadas em equipamentos eletrônicos – como celulares, tablets e notebooks –, mas também em veículos elétricos e sistemas de energia solar fotovoltaica. As baterias de íon de lítio contêm um eletrólito líquido que pode inflamar e causar incêndio em caso de superaquecimento, danos físicos ou defeitos de fabricação.

O transporte aéreo desse tipo de produto não é proibido, mas exige cuidados adicionais – como um volume restrito de baterias, que devem permanecer separadas de outras cargas.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Aviação Transporte

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais