Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Oportunidades

Turismo no ES: potencialidades capixabas entram no mapa nacional

Setor aposta em eventos, infraestrutura e integração; tema foi discutido durante o "Diálogos AG – Desbloqueando o Potencial do Turismo Capixaba”

Publicado em 29 de Abril de 2026 às 08:59

Diná Sanchotene

Publicado em 

29 abr 2026 às 08:59
Fernando Cinelli, da Apex; Abdo Filho, colunista de Economia de A Gazeta; e Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES Carlos Alberto Silva

O turismo pode se tornar um dos principais motores de crescimento econômico do Espírito Santo nos próximos anos, devido à sua capacidade de gerar empregos, atrair investimentos e impulsionar a economia de maneira mais distribuída. 


As oportunidades e as estratégias para colocar o Estado no mapa do turismo nacional foram debatidas durante o painel “Diálogos AG – Desbloqueando o Potencial do Turismo Capixaba”, conduzido pelo colunista de Economia e Negócios de A Gazeta, Abdo Filho, com a participação do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e do fundador e presidente da Apex, Fernando Cinelli. O tema fez parte da programação do ESTour – Salão Capixaba do Turismo, nesta terça-feira (28).


Rigo lembra que o Sebrae realizou um amplo mapeamento das potencialidades capixabas, com o objetivo de identificar produtos, estilos e atrativos para que o Estado pudesse se tornar um produto de prateleira nas agências de viagem. A iniciativa desenvolvida pelo órgão é chamada atualmente de Programa Acelera Turismo Espírito Santo.


Segundo ele, o objetivo do estudo foi identificar produtos turísticos capazes de integrar as prateleiras das grandes operadoras de viagens do país.

"Sabemos do nosso grande potencial, mas ainda temos o desafio de atrair o visitante, não apenas para tomar banho de praia, mas para desfrutar das inúmeras experiências que podemos oferecer em nosso litoral", destacou

O Espírito Santo tem uma diversidade muito rica. Temos litoral, ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso, patrimônio histórico e uma forte herança cultural das imigrações italiana, alemã, portuguesa e de outros povos

Pedro Rigo
Superintendente do Sebrae/ES

Outro destaque apontado por Rigo é o crescimento do turismo de experiência no interior do Estado, especialmente ligado ao agroturismo, à gastronomia e às tradições culturais. Ele citou ainda a Festa da Penha, o Convento da Penha, o roteiro das missões jesuítas, em Viana, e o Santuário Nacional de São José de Anchieta.


Para Rigo, se hoje o Estado vive um novo ciclo de desenvolvimento do turismo, isso se deve à governança estabelecida no Espírito Santo. A integração entre governo estadual, Sebrae, Fecomércio, empresários e operadores turísticos tem sido determinante para consolidar um planejamento estratégico para o turismo capixaba.


Segundo Fernando Cinelli, da Apex, o Espírito Santo já apresenta bons indicadores econômicos, mas o turismo tem potencial para ampliar ainda mais esse crescimento, gerando desenvolvimento em diferentes regiões.


O executivo revelou que, em 2027, há a intenção de realizar a Convenção Nacional de Vendas da CVC no Espírito Santo. O evento é conhecido por transformar destinos: cidades como Gramado, Balneário Camboriú e João Pessoa mudaram de patamar após serem adotadas pela operadora. A Apex é uma das principais acionistas da operadora, com 15% das ações.


Segundo Cinelli, o evento tem como expectativa ampliar a visibilidade do Estado junto às agências de turismo de todo o Brasil.


A retomada dos cruzeiros marítimos no litoral capixaba também foi defendida durante a conversa, devido ao impacto econômico positivo que o segmento gera para hotéis, restaurantes, comércio e serviços.

O Estado tem estrutura, localização estratégica e atrativos competitivos. Agora, precisamos divulgar melhor o que temos e transformar isso em produto turístico nacional

Fernando Cinelli
Fundador e presidente da Apex

Ele lembrou que, por conta do cenário geopolítico no Oriente Médio, os navios têm buscado o Brasil como destino. Entretanto, os cruzeiros vêm do Sul do país, passam pelo Rio de Janeiro e seguem direto para a Bahia.


Para receber os cruzeiros, são necessárias adaptações na Grande Vitória. Cinelli criticou a resistência de setores da sociedade que barram o crescimento, citando como exemplo as discussões sobre a recepção das embarcações na Ilha do Boi, em Vitória.


“É preciso uma mudança de mentalidade para aceitar o turismo como uma indústria de massa”, complementou.


O Sebrae contratou um estudo sobre o assunto, como explicou Pedro Rigo. Segundo ele, os investimentos estão sendo realizados pelo governo do Estado para a instalação da boia e de toda a estrutura técnica necessária para o fundeio dos navios, que não passam mais pela Terceira Ponte.


“É preciso ter um ponto para fazer o transbordo dos passageiros, mas hoje ainda estamos travados nessa questão, embora seja uma decisão que já envolve a governança. O lugar ideal seria o Hotel Senac, na Ilha do Boi”, disse Rigo.


Outro movimento que pode alavancar o turismo, principalmente o de negócios, é a construção do novo Centro de Convenções de Carapina, no Pavilhão de Carapina, na Serra. As obras já foram licitadas pelo governo estadual.


“O governo do Estado entendeu a importância desse investimento e está garantindo recursos em caixa para realizar mais de R$ 250 milhões em investimentos no Centro de Convenções. O edital, atualmente, está parado por questionamentos empresariais”, ressaltou Pedro Rigo.

Ao final do encontro, os representantes do setor afirmaram que o principal legado do evento é o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo capixaba e a criação de uma rede de colaboração entre empresários, operadoras, hotéis, receptivos e agentes de viagem.


“A construção do turismo acontece em rede. Quanto mais pessoas, empresas e instituições participam, maior é o impacto positivo para o Estado”, concluiu Cinelli.

Leia Mais Sobre o Turismo

Pontos turísticos do ES em versão 'pocket' chamam a atenção em feira

ES trabalha em parceria com Embratur por voo direto para a Argentina

Espírito Santo ajusta a rota e se prepara para decolar no turismo

Turismo: o avanço da capixaba Apex Partners na CVC

5 lugares de turismo religioso no ES que vão além do Convento da Penha

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Casal é detido com 19 kg de cocaína em carro na BR 262, em Marechal Floriano
Casal é flagrado com 19 kg de cocaína escondidos em carro na BR 262 no ES
Homem com dois mandados de prisão em aberto por homicídio foi preso no distrito de Patrimônio da Penha
Operações prendem 2 suspeitos de tráfico e um de homicídio no Caparaó do ES
Imagem Edicase Brasil
Direitos no papel, desafios na prática: o que ainda falta para pessoas autistas no Brasil?

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados