> >
Hospital no ES inaugura novo serviço de radioterapia com tecnologia de alta precisão

Hospital no ES inaugura novo serviço de radioterapia com tecnologia de alta precisão

Hospital Meridional Vitória passa a atuar com máquina de Radioterapia Versa HD, capaz de entregar aos pacientes tratamentos de alta precisão e eficácia, em menor tempo e com menos efeitos colaterais

Imagem de perfil de Estúdio Gazeta
Produzido Por

Estúdio Gazeta

Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
Imagem de perfil de Rede Meridional
Apresentado Por

Rede Meridional

Publicado em 30 de agosto de 2023 às 18:08

Nova sala de radioterapia do Hospital Meridional Vitória
Novo serviço de radioterapia do Hospital Meridional Vitória já está em funcionamento Crédito: Divulgação

Com equipamentos de última geração, dotados de tecnologia de ponta que proporcionam maior eficácia no tratamento de diversos tipos de câncer, o Hospital Meridional Vitória inaugurou no último mês de junho seu novo serviço de radioterapia.

A estrutura foi preparada para receber a máquina de Radioterapia Versa HD, também chamada de acelerador linear, capaz de entregar tratamentos de alta precisão e eficácia, em menor tempo e com menos efeitos colaterais.

A rádio-oncologista Isabella Barbosa, responsável técnica pelo serviço de Radioterapia do Hospital Meridional Vitória, explica que a máquina é indicada para tratar tumores malignos e benignos.

"Cerca de 70% dos pacientes oncológicos farão radioterapia em alguma fase de sua doença, com intuito curativo ou para controle e alívio de sintomas. A nova máquina possui um tomógrafo acoplado que permite realizar, antes e durante a aplicação da radioterapia, uma imagem tomográfica que torna possível visualizar em detalhes se o alvo terapêutico está sendo adequadamente tratado, garantindo maior precisão e segurança do tratamento."

Isabella Barbosa

Rádio-oncologista do Hospital Meridional Vitória

Os principais tipos de tumores que têm a radioterapia como tratamento essencial na jornada oncológica do paciente são: câncer de mama, próstata, tumores ginecológicos e gastrointestinais.

A especialista ressalta que a máquina também conta com uma nova tecnologia que diminui o tempo da sessão de radioterapia por meio de uma taxa de entrega de dose mais rápida no volume de tratamento.

Além da máquina de última geração, o hospital conta com equipe altamente especializada e treinada, dentro de um centro oncológico de excelência, que permite o cuidado integrado do paciente. “É com alegria que comemoramos mais uma arma no arsenal terapêutico na luta contra o câncer em nosso Estado”, celebra Isabella.

O acelerador linear foi adquirido da empresa sueca Elekta, informa o físico médico da Rede Meridional, André Kiister Leon. O equipamento possui quatro feixes de fótons, para tratamentos profundos, e cinco feixes de elétrons, para tratamentos superficiais.

“Uma das energias de fótons é única no Espírito Santo, a energia 10FFF, que apresenta como principal diferencial uma elevada taxa de dose de 2.600 UM/min. Com isso, podemos realizar frações de tratamento muito mais rápido do que nas máquinas convencionais. O tempo de irradiação com essa energia pode chegar a apenas um minuto para um tratamento de próstata, por exemplo. Isso diminui a possibilidade de movimentação do órgão durante o tratamento”, pontua o físico médico.

Desafio cumprido

Segundo o gerente corporativo de Planejamento, Controle e Gestão de Projetos da Kora Saúde, Felipe Mello, do ponto de vista do planejamento da engenharia, a obra desse projeto foi uma das mais desafiadoras do Grupo, ao qual pertence a Rede Meridional.

Envolveu desde a viabilidade financeira, pois foi um projeto muito caro, até a integração de equipes multidisciplinares, médicos, radiologistas, físicos médicos, planejadores e engenheiros civis, enfim, uma gama enorme de profissionais.

"A construção propriamente dita desse complexo chamado banker foi altamente elaborada. Tivemos de colocar essa estrutura dentro do centro de especialidades da maternidade Santa Úrsula, em Vitória, algo que era quase impossível, mas que conseguimos realizar. Todo o processo de construção dessa radioterapia foi, sem dúvida, um dos mais complexos que já tivemos."

Felipe Mello

Gerente corporativo de Planejamento, Controle e Gestão de Projetos da Kora Saúde
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Hospital Meridional

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais