> >
Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas

Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas

Alunos da Emescam que atuam no projeto Mãos que Salvam Vidas são treinados em centro de simulação realística da instituição e levam capacitação gratuita a escolas, condomínios, comunidades e empresas

Publicado em 21 de março de 2022 às 16:31

Ícone - Tempo de Leitura 7min de leitura
Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas
Manequins que simulam situações reais de emergência são usados no centro de simulação realística Vitória Grand Tech . (Emescam/Divulgação)
  • Estúdio Gazeta

    Esse conteúdo é pago por um anunciante e produzido pelo Estúdio Gazeta.
    Saiba mais em negocios.redegazeta.com.br/estudiogazeta
  • Emescam

Cerca de 80% dos pacientes com parada cardíaca fora do hospital podem morrer porque a maioria das pessoas não sabe administrar de forma correta os primeiros socorros. Exemplo disso foi o motivo da criação da Lei Lucas (Lei nº 13.772), que estabelece a obrigatoriedade de professores e funcionários de escolas terem capacitação de noções de primeiros socorros.

A lei teve inspiração com o que aconteceu com o menino Lucas Begalli, que morreu engasgado aos 10 anos durante um passeio escolar, porque não havia um professor ou outra pessoa capacitada para fazer uma manobra de desengasgo.

E é com base nessa legislação que foi criado o programa Mãos que Salvam Vidas, idealizado por professores da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e alguns amigos da área de saúde, em 2018. Atualmente, ele funciona em projeto de extensão voltado para capacitação gratuita de profissionais de saúde e da população em geral, realizado por professores e alunos da instituição.

80% DE CHANCE DE ÓBITO
TÊM PESSOAS COM PARADA CARDÍACA FORA DO HOSPITAL SEM PRIMEIROS SOCORROS

Feito de forma gratuita a quem solicitar o treinamento, o Mãos que Salvam Vidas tem como objetivo levar noções de primeiros socorros não apenas para escolas, como também para a sociedade em geral, como condomínios, clubes, comunidades e até shoppings.

Desde a sua criação, em 2016, já foram mais de 4 mil pessoas treinadas, segundo a coordenadora do Centro de Habilidades e Simulação Emescam - Vitória Grand Tech e uma das idealizadoras do projeto, Simone Duarte. A intenção é treinar o maior número possível de pessoas. Por isso, qualquer interessado pode solicitar o treinamento.

“Tivemos alguns contratempos com a pandemia, com turmas reduzidas, mas neste ano nosso objetivo é chegar a atender 2 mil pessoas com os treinamentos. O Mãos que Salvam Vidas é um projeto sem custo para quem solicita. Em breve, iremos expandi-lo para o interior do Estado”, conta.

Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas
Professora Simone Duarte com alunas do projeto Mãos que Salvam Vidas. (Emescam/Divulgação)

Nas aulas realizadas com os grupos, Simone Duarte conta que são ensinados procedimentos de primeiros socorros e explicada a importância de saber realizá-los, já que o tempo é essencial e o atendimento inicial pode fazer toda a diferença. Ela explica ainda que, em várias situações, pessoas que passaram pelos treinamentos do projeto colocaram em prática o que aprenderam, salvando vidas.

“Houve um caso de uma mãe que conseguiu fazer a manobra de desengasgo com o filho e também de uma professora, de uma escola onde fomos realizar o treinamento, que fez RCP em um parente e teve um desfecho favorável também”, relata.

CENTRO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Um dos destaques desse treinamento é a utilização de manequins que simulam situações reais de engasgo ou de parada cardíaca, por exemplo. Esses manequins também são utilizados no Vitória Grand Tech, localizado na capital, onde os alunos das áreas de saúde da Emescam fazem aulas práticas e os profissionais que integram o Mãos que Salvam Vidas são capacitados.

“É o único centro certificado pela Associação Americana do Coração (American Heart Association), onde temos cursos da instituição americana e também próprios, voltados para capacitação e atualização de profissionais de saúde, inclusive, realizando treinamento de outras instituições. Trabalhamos com simulações realísticas de atendimentos personalizados”, conta a coordenadora do centro.

O centro tem manequins e equipamentos que simulam doenças, preparando o futuro profissional a identificá-las e tratar uma situação de emergência que pode se desenvolver muito rapidamente. Inclusive, os alunos e profissionais que estudam no centro são treinados em competências sócio emocionais para saberem dar uma má notícia a parentes que aguardam informações sobre um doente, por exemplo.

Segundo a coordenadora, essa é uma forma de humanizar o atendimento do profissional de saúde e aliar a teoria à técnica para uma maior retenção de conhecimento.

“A simulação é uma estratégia em que vivenciamos a realidade, mas dentro de um ambiente controlado. Temos a oportunidade de errar, acertar e avaliar a nossa conduta, sendo preparados para agirmos como médicos. E não apenas isso, pois nos ajuda a trabalhar em equipe, a reconhecer ou se tornar uma liderança, respeitando o que cada profissional tem que fazer em uma emergência para o bom atendimento do paciente”, conta a aluna do 8º período de Medicina Jullia Alvarino.

Ela também integra a equipe que realiza os treinamentos do Mãos que Salvam Vidas e ressalta a importância de também participar desse projeto. “O projeto traz muita coisa nova e também é uma forma de aprofundar mais sobre primeiros socorros. O que mais agrega é a relação com a sociedade, pois conseguimos fazer algo a mais”, diz.

Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas
Professores e alunos da área de Saúde da Emescam utilizam manequins realistas durante treinamentos junto à população. (Emescam/Divulgação)

Outra aluna que integra a equipe é Flaviana Nogueira, que atualmente está no 4º período de Medicina. Ela conta que, desde o primeiro semestre, há aulas práticas sendo realizadas no Vitória Grand Tech, inicialmente as de primeiros socorros. Para a estudante, participar do projeto Mãos que Salvam Vidas é uma forma de não apenas reforçar o que vê nas aulas, como também de fazer uma troca de experiências com as pessoas que participam dos treinamentos do projeto.

“Usamos uma linguagem mais acessível, sem jargões médicos, para que todos possam entender o que estamos explicando. Nossas aulas no centro de simulação realística ajudam a nos preparar para o primeiro contato com os pacientes, no dia a dia, porque chegamos com outra abordagem, menos crua, preparados para lidar de forma correta em cada situação”, observa.

VEST 2022

A Emescam está com inscrições abertas, até o dia 20 de abril, para o curso de Medicina do Vest 2022. Para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, as inscrições vão até o dia 13 de maio.

As provas para Medicina acontecem em duas etapas. Na primeira, no dia 14 de maio, será aplicada a prova objetiva de múltipla escolha, no período da tarde, que terá conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física, Química, Biologia e Atualidades, no total de 60 questões.

Na segunda etapa, no dia 15 de maio, pela manhã, será aplicada a prova discursiva. Ela será dividida em: duas questões dissertativas de Química; três questões dissertativas de Biologia e uma Redação. Nas questões dissertativas, serão avaliados o conhecimento do conteúdo exposto no Edital, o raciocínio do candidato e a capacidade de exposição de suas ideias.

O resultado da prova objetiva será no dia 23 de maio, o da discursiva, em 6 de junho. O resultado final, com os classificados, será divulgado pela instituição no dia 24 de junho. A matrícula para os alunos aprovados acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho.

Faculdade do ES ensina primeiros socorros e ajuda a salvar vidas
Emescam está com inscrições abertas para o Vest 2022, até o dia 20 de abril. (Emescam/Divulgação)

Já para os demais cursos a prova será no dia 15, à tarde, com questões objetivas e redação. Todas as provas serão realizadas na Emescam. As inscrições podem ser feitas diretamente no link: https://emescam.br/vest/.

SAIBA MAIS

PROJETO MÃOS QUE SALVAM VIDAS:

Criado por um grupo de professores e alunos da Emescam, o projeto realiza capacitação de pessoas (profissionais de saúde ou não) a acionar serviços médicos especializados, controlar riscos na cena do acidente e desenvolver habilidades específicas para o atendimento de suporte básico de vida.

  • O Mãos que Salvam Vidas atende empresas, condomínios, escolas, comunidades, entre outros. 
  • Para solicitar o treinamento, basta entrar em contato com o projeto. 
  • A capacitação é gratuita e é realizada por professores e alunos da Emescam.
  • Contatos para marcação de treinamentos: (27) 99894-5872 ou [email protected]
  • Redes sociais: @maosquesalvamvidas

CENTRO DE HABILIDADES E SIMULAÇÃO EMESCAM - VITÓRIA GRAND TECH:

É uma clínica com tecnologia de alto padrão e promove um método de treinamento em situações que simulam a realidade. Os manequins e simuladores interagem com os alunos em diversos cenários para inseri-los em situações reais, a fim de capacitá-los em todos os níveis de atenção à saúde. As aulas são filmadas por câmeras que giram 360 graus e podem ser transmitidas em tempo real ou gravadas.

PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DO CORAÇÃO:

A Emescam é a única instituição do Espírito Santo que possui parceria com a Associação Americana do Coração (American Heart Association). Sediada nos Estados Unidos, a organização sem fins lucrativos é responsável pela publicação científica de Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos EUA e em todo o mundo.

A EMESCAM:

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória oferece cursos presenciais de graduação em Medicina, Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia; e cursos EAD de Serviço Social Bacharelado e Gestão Hospitalar. A instituição também oferece mestrado, pós-graduação e residência médica. Além disso, tem cursos gratuitos ligados à área da saúde em sua plataforma on-line.

VEST 2022:

  • As inscrições começaram e vão até 20 de abril para Medicina. 
  • Para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, até 13 de maio. 
  • As provas para Medicina serão nos dias 14 (tarde) e 15 (manhã) de maio.
  • Para os demais cursos será dia 15, à tarde. Ambas na Emescam.
  • Site: emescam.br/vest

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais