Publicado em 2 de julho de 2018 às 14:45
As inscrições para o concurso público do Ministério das Relações Exteriores (MRE) começam nesta segunda-feira (2). A oferta é de 26 vagas para a carreira de diplomata. A remuneração inicial é de R$ 18.059,83.
Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter nível superior em qualquer formação. O certame será realizado pelo Instituto Rio Branco IRBr, com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Os interessados poderão se inscrever até as 18 horas do dia 16 de julho de 2018, no site www.cespe.unb.br. A taxa de participação é de R$ 230,00. Na hora de se inscrever, o candidato precisa informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e enviar, via upload, fotografia individual, tirada nos últimos seis meses anteriores à data de publicação do edital.
De acordo com o edital, o concurso contará com três fases: prova objetiva que será realizada nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal na data prevista de 26 de agosto de 2018, com os temas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório.
Os aprovados passarão para a segunda etapa que contará com prova escrita de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, já a terceira também será de exame escrito de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Vale ressaltar que a Segunda e Terceira fase serão realizadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase. O prazo de validade da seleção será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta