> >
Inscrições para 1.055 bolsas em faculdades do ES começam em janeiro

Inscrições para 1.055 bolsas em faculdades do ES começam em janeiro

São oferecidas 54 opções de cursos, distribuídas em 33 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas; veja como participar

Publicado em 21 de dezembro de 2023 às 12:18

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Estudantes em faculdade
Programa Nossa Bolsa 2024 abre inscrições no início do ano. (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Programa Nossa Bolsa 2024 vai oferecer 1.055 bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pelo governo do Espírito Santo. O edital da seleção foi publicado nesta quinta-feira (21) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As inscrições serão abertas às 9h do dia 3 de janeiro com prazo até as 23h59 do dia 17 do mesmo mês pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa, e a seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019 a 2023. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.

Há bolsa para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outros. As 54 opções estão distribuídas em 33 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.

Como é feita a inscrição?

A inscrição será aberta às 09h do dia 03 de janeiro e deve ser feita pelo site fapes.es.gov.br/nossabolsa. O candidato irá preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 a 2023, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer as bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o CEP para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada no Espírito Santo; 
  • Ter cursado completamente o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo; 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo; 
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo; Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa; 
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais