Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Concursos
  • Conheça a carreira de oficial investigador da Polícia Civil; edital em breve
Nível superior

Conheça a carreira de oficial investigador da Polícia Civil; edital em breve

Edital com as datas de inscrição e de provas já está sendo elaborado pela corporação. Serão 1.052 vagas, com remuneração inicial de  R$ 8.171,62

Publicado em 25 de Setembro de 2025 às 15:07

Diná Sanchotene

Publicado em 

25 set 2025 às 15:07
Polícia Civil deflagra operação contra organizações criminosas em Santa Rita, Vila Velha
Polícia Civil deflagra operação contra organizações criminosas em Santa Rita, Vila Velha Crédito: Divulgação | Polícia Civil
O oficial investigador da Polícia Civil é responsável por realizar investigações criminais, coletar evidências, entrevistar testemunhas e suspeitos, entre outras atribuições. O cargo será oferecido no próximo concurso público da corporação, que prevê preencher 1.052 vagas e terá o edital publicado em breve.
Para participar do certame, é necessário ter nível superior e carteira de habilitação, no mínimo categoria B. O salário inicial da carreira é de R$ 8.171,62.
De acordo com a corporação, ainda não há data definida para o lançamento do documento de abertura, que será organizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
Os profissionais também atuam em operações policiais, elaboram relatórios, cumprem e acompanham ordens judiciais, colaboram na identificação dos autores de crimes e no esclarecimento de casos.
Conheça a carreira de oficial investigador da Polícia Civil; edital em breve
O oficial investigador tem ainda como atribuição realizar atividades como análise de dados, trabalho de inteligência, vigilância, infiltração, escolta de presos e proteção de testemunhas. Em resumo, esse profissional tem como objetivo reunir informações que subsidiem o trabalho da Justiça.
Os aprovados para ocupar os postos podem ser designados para atuar nas Delegacias Regionais, nos Distritos Policiais, nas Divisões ou Departamentos Especializados, como as Delegacias de Homicídios e Proteção à Pessoa, de Atendimento à Mulher, de Proteção à Criança e ao Adolescente, de Combate ao Crime Organizado, de Narcóticos, de Crimes Ambientais, Crimes Cibernéticos, entre outras, com unidades localizadas em todas as regiões do Estado do Espírito Santo.
Há ainda a possibilidade de trabalhar nos setores de assessoria especial, relações institucionais, administração e finanças, corregedoria, Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), além dos departamentos e gabinetes.
A carreira é a unificação das funções de investigador, agente de polícia e escrivão e foi criada por meio da Lei Complementar nº 1.093, publicada no Diário Oficial do Estado nº 26.345, em 22 de outubro de 2024.
O certame vai contar com as seguintes etapas:
  • Provas objetivas e discursivas
  • Exame de aptidão física
  • Exames psicológicos
  • Investigação social
  • Curso de formação profissional.
O curso de formação será realizado na Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol). Durante a formação eles passam por diversas disciplinas, entre elas, a de Armamento e Tiro. Neste caso, as aulas são teóricas  práticas. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Temperatura prevista para maio de 2026: os tons em vermelho indicam números acima da média para o Espírito Santo
ES terá feriado ensolarado e maio com temperaturas acima da média
o ministro da AGU, Jorge Messias
Messias chega a sabatina para STF sob risco de derrota histórica e com incerteza sobre Alcolumbre
Imagem de destaque
CBN Vitória ao vivo: ES registrou quase 300 acidentes com morte de janeiro a abril

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados