Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

VAR salva árbitros em lances de expulsão no Brasileirão

Nos jogos de Vasco e Flamengo, árbitros foram chamados ao recurso de vídeo para concluírem o óbvio

Publicado em 12/05/2025 às 11h06
Wilton Sampaio expulsou no jogo Vitória e Vasco
Wilton Sampaio expulsou no jogo Vitória e Vasco. Crédito: Premiere/Reprodução

Dois lances claros para cartão vermelho não foram aplicados em campo, mas que o VAR “pegou os árbitros pela orelha”, marcaram as atuações dos árbitros Wilton Sampaio (GO) em Vitória-BA 2x1 Vasco, e de Anderson Daronco em Flamengo 1x0 Bahia.

No Barradão o jogador o rubro-negro Matheuzinho acertou uma cotovelada no rosto de Paulinho. O árbitro viu e aplicou apenas o cartão amarelo. Chamado pelo VAR, corrigiu a cor do cartão e expulsou o jogador baiano.

Da mesma forma, no Maracanã, Gerson pisou na perna de Eric Pulga e recebeu cartão amarelo. Puxado pela orelha pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco foi ao monitor para ver o óbvio, e expulsar Gerson de campo.

Como nos dois casos os árbitros viram o lance - tanto que aplicaram cartão amarelo - imagino que estão trabalhando com muita insegurança e sem autonomia para tomar as decisões, o que é muito ruim para a arbitragem.

Prova disso foi uma entrada forte de Ramos Mingo, do Bahia, no atacante rubro-negro Wallace Yane, que nem o árbitro gaúcho e nem o VAR de manifestaram pelo cartão vermelho.

Em evolução

O árbitro Ramon Abatti Abel (SC) foi punido pelo STJD por não cumprir a regra dos oito segundos na retenção de bola do goleiro Jhon do Botafogo, teve uma ótima atuação em Atlético-MG 3x2 Fluminense. Ele é um dos árbitros brasileiros que vai apitar na Copa do Mundo de clubes, em junho nos Estados Unidos, juntos com Wilton Sampaio (GO).

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Capixaba Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.