Árbitro capixaba com maior número de atuações nacionais e internacionais, especializado em gestão esportiva,e que atuou em dez finais do Campeonato Capixaba, além de partidas das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

Haaland é um fenômeno para marcar gols e quase nunca estar impedido

Todo mundo sabe que o atacante norueguês é uma máquina de fazer gols, mas você sabia que na Premier League 23/22 ele ficou em posição de impedimento apenas uma vez?

Publicado em 07/03/2024 às 02h00
Haaland é um fenômeno para marcar gols e se manter longe do impedimento
Haaland é um fenômeno para marcar gols e se manter longe do impedimento. Crédito: Manchester City/Divulgação

Tenho falado aqui da importância de se conhecer e de se saber jogar com as regras do jogo quando se trata do futebol. Alguns técnicos até conhecem o básico e armam suas equipes com base em algumas regras, sobretudo a regra 11, que trata do impedimento - a mais polêmica se todas. Mas, quando falamos dos jogadores, o desconhecimento do assunto é impressionante.

Em meio a tudo isso, um jogador norueguês vem chamando muito a atenção nesse quesito e se destacando quando o assunto são números. Erling Haaland, atacante do Manchester City, tem números impressionantes porque são altos, maiores do que os de qualquer outro rival: ano passado, ele marcou 52 gols na temporada, sendo 36 no Campeonato Inglês e 12 na Champions League — foi o artilheiro das duas competições.

Nesta temporada, o norueguês vai pelo mesmo caminho: tem 18 gols e é o artilheiro da Premier League; com cinco, luta pela artilharia da Liga dos Campeões. Ele já soma 259 gols na carreira, aos 23 anos.

Só que a estatística mais incrível da temporada de Haaland está ligada à regra do impedimento. E, ao contrário do que acontece nas listas de artilharia, ela impressiona porque é um número baixo, próximo de zero: ele ficou impedido apenas uma vez em 22 partidas na Premier League 2023-24. Para se ter uma ideia, os atacantes Rony, Deyverson e Luis Suárez, que disputaram o Brasileirão 2023, ficaram impedidos 30 vezes em 38 jogos.

A excelente performance de Halland se deve à noção de posicionamento e conhecimento da regra mais importante do futebol quando o assunto é bola na rede. Aliado a sua capacidade de leitura de jogo, o artilheiro sabe quando começar a corrida, esperar o passe, mudar o ritmo e ganhar centímetros valiosos na busca pelos gols. Ou seja, quanto menos impedido, mais chances e, como consequência, mais gols. Os fenômenos têm sempre uma explicação e a de Halland é a capacidade de jogar dentro das regras.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Futebol Arbitragem

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.