Apaixonado pelo mundo dos sabores e pelas combinações que eles possibilitam, o chef e sommelier Pedro Kucht traz a cada semana uma receita deliciosa e uma dica de vinho para harmonizar. Assista!

Como gelar vinhos na temperatura correta usando a geladeira

Se você não tem adega climatizada ou um termômetro especial para suas garrafas, saiba como refrigerá-las antes de servir

Publicado em 09/03/2022 às 02h00

Tem dúvidas sobre como gelar seus vinhos na temperatura correta antes de servir? No vídeo acima, ensino alguns truques que funcionam para cada tipo de vinho: espumante, branco, tinto, de sobremesa e do Porto.

E o melhor: você só vai precisar usar as gavetas da sua geladeira, e em certos casos, o congelador. Também explico por que é importante servir cada vinho na temperatura correta. Então, dê play no vídeo e veja como é simples!

Como gelar vinho na temperatura ideal usando a geladeira
Antes de servir, saiba em qual parte da geladeira deixar o vinho. Crédito: Shutterstock

3 DICAS PARA GELAR VINHOS NO REFRIGERADOR 

  1. 01

    Vinhos brancos

    Os brancos devem ser gelados na gaveta de frios, na parte de cima da geladeira. Ali a temperatura é menor e ideal para esses vinhos, que são mais leves e refrescantes.

  2. 02

    Vinhos tintos

    Os tintos, por sua vez, devem ficar na gaveta de legumes, na parte de baixo da geladeira, onde a temperatura é um pouco maior e apropriada para esse estilo.

  3. 03

    Espumantes e de sobremesa

    Tanto os espumantes quanto os vinhos de sobremesa e os licorosos, como vinho do Porto, devem ir para as taças ainda mais gelados do que os brancos. Minha dica é colocá-los no congelador por 20 minutos, aproximadamente, antes de servir. 

Acompanhe o colunista também no Instagram.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gastronomia vinhos

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.