Mariana Reis é administradora de empresas e educadora física. É pós-graduada em Gestão Estratégica com Pessoas e em Prescrição do Exercício Físico para Saúde. Atua como consultora em acessibilidade e gestora na construção e efetivação das políticas públicas para a pessoa com deficiência em Vitória

Dia D da deficiência: uma data para refletir e agir

O objetivo não é diferente da luta que já assumimos bem antes de 1992, quando a data foi criada, mas ele traz algo que nunca experimentamos, a pandemia

Publicado em 01/12/2020 às 05h02
Homem cadeirante, com deficiência física, homem na cadeira de rodas
É preciso  promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência, e agir pelo desenvolvimento e pela inclusão em todos os aspectos da sociedade. Crédito: Shutterstock

Desde 1992, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro em todo o mundo. É um dia para falarmos sobre os direitos, necessidades, habilidades, e assegurarmo-nos de que eles serão respeitados.

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pela Covid-19, e os órgãos da ONU ligados aos assuntos da pessoa com deficiência precisaram reunir esforços para tratar de questões urgentes sobre o coronavírus. Diante disso, o tema referente a 2020 demorou para ser definido.

Guarde esse nome e o tema também

Na semana passada recebi um e-mail de um dos maiores consultores na área da acessibilidade no Brasil, Romeu Sassaki, 83 anos, a quem tenho muita admiração e recorro quando o assunto é inclusão social e movimento histórico das pessoas com deficiência no mundo. Sua calma e delicadeza orientais nos ajudam a encarar também de forma suave e assertiva as desconstruções de barreira atitudinais impostas pelo caminho. O e-mail dele tratava de anunciar o tema para o Brasil sobre a tradicional data: “Construindo de novo melhor um mundo pós-covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência”.

O objetivo não é diferente da luta que já assumimos bem antes de 1992, mas ele traz algo que nunca experimentamos, a pandemia. Por isso é importante e vale reforçar. Diz: promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência, e agir pelo desenvolvimento e pela inclusão em todos os aspectos da sociedade.

Se o objetivo não traz novidade, o período de comemoração, sim

Neste ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência será comemorado durante uma semana, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em conjunto com a realização da 13ª sessão da Conferência dos Estados Partes à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Desde 2006, quando a Assembleia Geral da ONU adotou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, estamos trabalhando para construir um caminho para a acessibilidade, sustentabilidade e que inclua a pessoa com deficiência. Mas veio o momento pandêmico, o mundo parou, e também houve a interrupção dessa construção.

O tema nos encoraja a seguir em frente

A nossa realidade com o coronavírus apenas agravou e escancarou vulnerabilidades sociais como a desigualdade econômica. Temos ainda o medo do contágio e a falta de políticas públicas para conter a contaminação da população com deficiência. Entendo o tema de 2020 como um grito de força, de resistência, para que não abandonemos a luta. Por mais difícil que possa parecer, recebemos um chamado para “continuar de modo melhor”. Não é esperar a pandemia acabar, isso todos queremos e não sabemos quando, é o agir agora, apesar da pandemia. É construir desta vez (melhor) um mundo mais sustentável e acessível, incluindo todas as pessoas com deficiência.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.