Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Pros pode sofrer nova reviravolta no ES

Partido já aprovou coligação com Casagrande, mas comando nacional mudou e destituiu o órgão provisório local, até então presidido por Luciano Pingo

Vitória
Publicado em 03/08/2022 às 11h16
Convenção estadual do Pros
Luciano Pingo (de azul) ao lado de Ricardo Ferraço (PSDB), na convenção estadual do Pros. Crédito: Rodrigo Gavini

O Pros no Espírito Santo aprovou, em convenção realizada no domingo (31), a participação na coligação do governador Renato Casagrande (PSB). O então presidente estadual do partido, o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, é aliado do socialista.

Naquele mesmo dia, no entanto, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, reconduziu Eurípedes Júnior à presidência nacional do Pros. Ele substituiu Marcus Holanda. Os dois disputavam no Judiciário o comando da legenda.

Em seguida, o órgão provisório que ditava as regras no Estado foi desativado pela direção nacional. Assim, Pingo não dá mais as cartas no partido.

O destino da sigla no Espírito Santo tornou-se uma incógnita. Não que isso vá fazer muita diferença para Casagrande. O Pros é uma legenda pouco expressiva.

O tempo de TV, ínfimo, nem seria usado pela coligação. Só os seis maiores partidos coligados entram na conta.

O que chama a atenção aqui é a capacidade de o Pros passar por reviravoltas.

Antes, apoiava o então pré-candidato ao governo Erick Musso (Republicanos). Depois, Pingo assumiu a direção e levou o partido para o time de Casagrande.

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede), também candidato ao Palácio Anchieta, chegou a anunciar que, em costura com o comando nacional do Pros, havia conseguido o apoio da legenda.

A convenção estadual do Pros foi realizada em uma sala contígua ao local da do PSB. E não foram poucas as manifestações de apoio a Casagrande e a Ricardo Ferraço (PSDB), o vice na chapa.

O Pros só não definiu como vai se portar em relação ao Senado. A candidata de Casagrande é a senadora Rose de Freitas (MDB).

A coluna não conseguiu contato, nesta quarta-feira (3), com Luciano Pingo.

O presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, contou que o agora ex-presidente do Pros estadual ficou de conversar com o partido e dar um retorno a ele.

Gavini lembrou que a coligação de Casagrande é formada por dez partidos, entre eles o Pros. A ata da convenção que homologou a aliança já foi enviada à Justiça Eleitoral.

LULA QUER O PROS

De acordo com o jornal Valor Econômico, o novo presidente nacional do Pros deve se reunir nesta quarta com integrantes da Executiva nacional do PT para tratar de um possível apoio à candidatura de Lula à Presidência da República.

O PROS já havia lançado o coach Pablo Marçal ao Planalto.

No Espírito Santo, o PT está com Casagrande.

A Gazeta integra o

Saiba mais
PSB PT Renato Casagrande Eleições 2022 ricardo ferraço PROS

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.