Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

O posicionamento político do governo do ES após o voto CasaNaro

Renato Casagrande foi reeleito com uma ampla aliança, que incluiu até bolsonaristas. Mas diz que a gestão que começa em 2023 não vai sinalizar à centro-direita

Vitória
Publicado em 24/11/2022 às 06h33
Governador Renato Casagrande
Governador Renato Casagrande. Crédito: Helio Filho/Secom

A frente ampla que reelegeu o governador Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo foi tão abrangente que adotou até a estratégia do voto CasaNaro, ou BolsoGrande, em busca dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O atual chefe do Executivo é mais popular entre os capixabas que o presidente eleito Lula (PT), apoiado por Casagrande.

Considerando que agentes de direita e centro-direita foram essenciais para a vitoria do socialista num segundo turno acirrado contra o bolsonarista Manato (PL), a expectativa é que o mandato que começa no ano que vem reflita essa composição.

O PT de Lula, entretanto, também contribuiu, ao retirar o senador Fabiano Contarato da corrida pelo Palácio Anchieta. E ainda não se contrapôs à estratégia CasaNaro.

Então para qual lado o próximo governo deve pender?

Quem respondeu ao questionamento da coluna foi o próprio Casagrande:

“O governo, em termos de posicionamento político, não vai mudar muito. Temos histórico de governos progressistas, não tem muito como referência esquerda ou direita”.

“(Um governo) que procura incluir pessoas e atender as mais vulneráveis, vai ser a mesma linha”, complementou o governador.

Isso, entretanto, não encerra as questões.

Como fica composição do secretariado? Partidos ou pessoas de centro-direita devem ter mais espaço em comparação com a atual gestão?

“Não. Já tenho o PP (partido até então bolsonarista), que tende a continuar no governo. E o PT também poderá ter representação”, adiantou Casagrande.

À luz da iminente chegada do PT ao primeiro escalão, o governo sinalizaria até mais à esquerda, em tese.

Casagrande somente deve anunciar nomes de futuros secretários em dezembro. Mas as especulações correm soltas.

O APETITE DO PSB

Recentemente, o deputado estadual reeleito Marcelo Santos (Podemos), aliado do governador, criticou o que considera excesso de participação do PSB na administração estadual, não apenas em relação aos cargos entregues ao partido, mas à influência do partido na gestão.

O pano de fundo é a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que tem como um dos possíveis candidatos o deputado estadual eleito Tyago Hoffmann (PSB).

Hoffmann foi um supersecretário de Casagrande, comandou, ao mesmo tempo, as áreas de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia entre outras.

O governador avaliou, em conversa com a coluna, que os apontamentos de Marcelo Santos são “naturais", deixou por menos. Mas ressaltou que, na verdade, o PSB não comanda muitos espaços no governo. "Às vezes a pessoa é filiada, mas não tem militância. Considero de partido quem é dirigente", afirmou Casagrande.

O FATOR RICARDO FERRAÇO

Embora Casagrande tenha afirmado que o posicionamento político do governo não vai mudar, alguma coisa vai. A começar pela composição do secretariado, que ele já disse que vai sofrer alterações em comparação com o atual primeiro escalão.

E uma coisa também é certa: a ascendência do vice, Ricardo Ferraço (PSDB). Desde a campanha eleitoral o governador já havia dito que Ricardo vai coordenar as áreas de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, por exemplo, mesmo que não seja titular de nenhuma pasta. 

O tucano, por sua vez, é de centro-direita e não foi escolhido à toa para ser parceiro de chapa do governador. O empresariado, do qual Ricardo é próximo, tem críticas à demora para a concessão de licenças ambientais.

O próprio Casagrande já reconheceu que o Iema (Instituto Estadual do Meio Ambiente) ainda está "saindo da Idade da Pedra", já que é todo analógico, mas creditou o estado do órgão à gestão anterior. 

A participação de Ricardo Ferraço, não como vice decorativo, já deve resultar em alguma mudança de sentido na direção do governo, ainda que moderada. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.