Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Magno garante candidatura de Manato: "Não tem plano para tirar A ou B"

Ex-senador reafirmou à coluna que ex-deputado vai disputar o governo do ES e, em discurso, cravou:  "Quem não quer Manato candidato a governador do partido 22 vai ter que passar por cima de mim"

Vitória
Publicado em 07/06/2022 às 07h15
Soraya Manato, Carlos Manato, Magno Malta e Capitão Augusto em entrevista coletiva
Soraya Manato, Carlos Manato, Magno Malta e Capitão Augusto em entrevista coletiva durante lançamento de Manato, em fevereiro. Crédito: Letícia Gonçalves

Não é de hoje que especulações no mercado político tentam rifar o ex-deputado Carlos Manato (PL) da disputa ao governo do Espírito Santo. Em pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada no início de maio, ele aparece com 11% das intenções de voto, empatado com o senador Fabiano Contarato (PT), em segundo lugar. Em primeiro, está o governador Renato Casagrande (PSB), com 42%.

A candidatura de Manato é competitiva. No campo conservador, no entanto, há também a do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), citado por 3% dos entrevistados no levantamento do Ipec. A especulação é que o PL abriria mão da candidatura de Manato para apoiar Erick, mesmo com a grande diferença percentual entre eles.

Em troca, o Republicanos tiraria o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli da corrida pelo Senado, facilitando o caminho para o ex-senador Magno Malta, que também é pré-candidato ao cargo. Assim, Magno, com as bênçãos do presidente Jair Bolsonaro (PL), sacrificaria Manato em proveito próprio.

O ex-senador, no entanto, refuta essa possibilidade. Tanto em discurso no último sábado em Cachoeiro de Itapemirim, cujo vídeo foi postado por Manato, quanto em resposta à coluna, ele foi taxativo: Manato fica e toda essa especulação "é mentirosa".

"O PL segue com sua agenda de pré-candidatura de Manato ao governo do Estado do ES. Não há nada sendo feito nos bastidores para tirar A ou B", afirmou, por meio de nota, em resposta à coluna.

Já no discurso, foi mais incisivo: "Quem não quer Manato candidato a governador do partido 22 vai ter que passar por cima de mim".

O vice-presidente nacional do PL, Capitão Augusto, também reforçou à coluna que o nome de Manato está mantido na disputa pelo Palácio Anchieta.

"Árvore que não dá fruto não recebe pedrada. Enquanto nos atacam e tentam tirar nossa candidatura no tapetão, nós Temos VERDADE! Chega de Fake News! Obrigado, senador Magno Malta!", postou Manato.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.