ASSINE

Pesquisa Ipec: Casagrande lidera com 42% para governo do ES; Contarato e Manato têm 11%

Audifax Barcelos e Guerino Zanon aparecem na sequência. Confira os resultados da primeira pesquisa realizada pelo Ipec a pedido da Rede Gazeta para as eleições 2022 no Espírito Santo

Tempo de leitura: 4min
Vitória
Publicado em 02/05/2022 às 17h42
Eleições 2022: Pesquisa Rede Gazeta/Ipec mostra como está a disputa eleitoral para o governo do ES
Eleições 2022: Pesquisa Rede Gazeta/Ipec mostra como está a disputa eleitoral para o governo do ES. Crédito: Arte A Gazeta

A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec a pedido da Rede Gazeta para as eleições 2022, divulgada nesta segunda-feira (2), mostra o atual governador, Renato Casagrande (PSB), largando na frente pela disputa ao governo do Espírito Santo em todos os cenários. No principal, ele aparece com 42% das intenções de voto.

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) e o senador Fabiano Contarato (PT) aparecem empatados em segundo lugar, ambos com 11%. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) vem em seguida, com 7% das intenções de voto.  Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Audifax está tecnicamente empatado no limite da margem com Manato e Contarato.

O cenário principal apresentado pelo Ipec traz na lista dos concorrentes o pré-candidato do PSD, que é o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon. Ele aparece em quinto com 5%. 

Completam esse cenário: o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), escolhido por 3% das pessoas ouvidas; o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), com 2%; e o ex-secretário da Fazenda de Vitória Aridelmo Teixeira (Novo), com 1%.

Se esses fossem os candidatos a governador do Estado, 9% dos entrevistados declararam que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 8% estão indecisos. Os percentuais se referem a pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes é apresentada ao entrevistado.

O Ipec é um instituto de pesquisa criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em 2021.

SEGUNDO CENÁRIO

O Ipec pesquisou um segundo cenário, em que substituiu o pré-candidato do PSD Guerino Zanon pelo ex-vice-governador do Estado César Colnago, que preside o partido e quer definir o candidato por meio de prévias partidárias. Com a troca dos nomes, alguns percentuais mudam. 

Nesse segundo cenário, Casagrande aparece com 46% das intenções de voto. Contarato sobe para 13% e Manato cai para 10%, mas eles continuam tecnicamente empatados em segundo lugar dentro da margem de erro da pesquisa.

Audifax mantém o mesmo índice de 7% neste segundo cenário. Colnago aparece com 3%, Musso e Rigoni tem 2% e Aridelmo mantém 1%.

Caso as opções de candidatos para governador fossem essas, 10% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Não sabem em quem votariam ou não responderam 7% dos entrevistados.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos possíveis concorrentes não são apresentados previamente, Casagrande também aparece na liderança, mencionado por 23% dos entrevistados.

Manato, Contarato e também o ex-governador Paulo Hartung (sem partido) foram citados por 2% dos entrevistados. O ex-presidente Lula (PT) também recebeu a menção de 1%. Os demais nomes citados somaram 2% na preferência espontânea.

Os que não sabem ou preferem não opinar somam 60%. Votariam em branco ou nulo outros 7% dos entrevistados.

REJEIÇÃO

A pesquisa Rede Gazeta/Ipec também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. O mais rejeitado é o atual governador do Estado, indicado por 23% dos entrevistados. Os índices de rejeição de Manato e Contarato são de 21% e 19%, respectivamente.

Erick Musso aparece em seguida com 18% de rejeição. César Colnago é rejeitado por 16%; Rigoni por 15%; Guerino Zanon e Audifax por 12%; e Aridelmo Teixeira por 10%.

Apenas 2% disseram que poderiam votar em todos os pré-candidatos apresentados. Outros 20% disseram não saber em quem votariam ou preferiram não opinar. Nesse formulário, os entrevistados puderam citar mais de um nome.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.