Este é um espaço para falar de Política: notícias, opiniões, bastidores, principalmente do que ocorre no Espírito Santo. A colunista ingressou na Rede Gazeta em 2006, atuou na Rádio CBN Vitória/Gazeta Online e migrou para a editoria de Política de A Gazeta em 2012, em que trabalhou como repórter e editora-adjunta

Curtas políticas: As autoridades do ES que assinaram carta em defesa da democracia

E mais: iguaria em festa de empresários chama a atenção; um integrante singular na cúpula da Câmara de Vitória; Lauriete canta na dispersão

Vitória
Publicado em 27/07/2022 às 17h04
Carta em defesa da democracia elaborada pela USP
Carta em defesa da democracia elaborada pela USP. Crédito: Reprodução

A USP, reeditando gesto de 1977, quando, em uma Carta aos Brasileiros, denunciou a ilegitimidade do governo militar de então, conclamou uma nova leva de assinaturas.

O texto, intitulado "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!", ressalta que "estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições".

"São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional", diz outro trecho.

E complementa: "Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão".

A carta, apesar de não citar o nome de nenhum político, foi recebida por integrantes do governo federal como "contra Bolsonaro", afinal, é ele quem encabeça ataques ao sistema eleitoral, pondo em risco a democracia no país.

Diversas personalidades, políticos, advogados, juízes, jornalistas e até banqueiros assinaram a missiva, que soma milhares de endossos.

Entre os signatários do Espírito Santo estão:

  • Fábio Clem de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça
  • Paulo Hartung, ex-governador
  • Luciana Gomes Ferreira de Andrade, procuradora-geral de Justiça do MPES
  • Luis Henrique Anastácio da Silva, procurador-geral do MPC-ES
  • Heron Carlos Gomes de Oliveira, procurador do MPC-ES
  • Luciano Vieira, procurador do MPC-ES
  • Rodrigo Coelho do Carmo, conselheiro do TCES
  • Domingos Augusto Taufner, conselheiro do TCES
  • Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha, conselheiro do TCES
  • Gilmar Alves Batista, defensor público-geral
  • José Carlos Rizk Filho, presidente da OAB-ES

EMPRESÁRIOS COMEM LULA ... FRITA

A posse da nova diretoria da ONG Espírito Santo em Ação, na noite de terça-feira (26), também foi democrática, com discursos de harmonia entre a classe empresarial e os governantes.

O governador Renato Casagrande (PSB) discursou e foi saudado. Um item do cardápio servido pelos garçons, no entanto, chamou a atenção: Lula frita.

RICARDO E CASAGRANDE

A cerimônia de posse da diretoria foi o primeiro evento público do qual Casagrande e o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB) participaram juntos depois do anúncio de que o tucano vai ser o vice na chapa do socialista na disputa pela reeleição. Os dois não sentaram à mesma mesa, mas estavam próximos.

O governador mencionou Ricardo ao citar outros presentes. Polidamente, apenas o referenciou como ex-senador.

RIGONI E ARIDELMO

O deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil), até então pré-candidato ao governo do Espírito Santo, também foi lá, assim como outro pré-candidato ao Palácio, Aridelmo Teixeira (Novo) que, inclusive, já presidiu o ES em Ação.

A CHAPA DE VITÓRIA

Merece um olhar mais apurado na chapa a presença do vereador Aloísio Varejão (PSB), como 2º vice-presidente. Além de correligionário, ele é aliado do governador.

Armandinho, por outro lado, é um crítico da gestão do socialista. Nos bastidores, a informação é que o vereador não era o favorito do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) para chefiar a Câmara e tampouco de Casagrande.

Há quem diga até que o governador tentou interferir para que ele não fosse o escolhido, o que o socialista nega veementemente: "Não vou me envolver em eleição de câmara de vereadores, tenho muitas tarefas no governo do estado".

O líder de Pazolini na Casa, Duda Brasil (União Brasil), é o 1º vice-presidente na chapa.

CANTANDO NA DISPERSÃO

Ainda sobre a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao Espírito Santo no último sábado (23), após o discurso dele na Praça do Papa, o evento da Marcha para Jesus prosseguiu, com apresentação da cantora gospel e deputada federal Lauriete (PSC).

Mas, com a partida de Bolsonaro, o público também começou a dispersar.

Por falar em Lauriete, ela é pré-candidata à reeleição. A chapa de pré-candidatos a deputado federal do PSC, entretanto, sofreu uma baixa, com a saída do delegado Ícaro Rujinski. Ele desistiu de disputar.

Assim, pode ser que o partido não consiga eleger Lauriete e o deputado estadual Renzo Vasconcelos, que quer ser federal. Ele nega, no entanto, que vá "descer" para a chapa de postulantes à Assembleia Legislativa.

O presidente estadual do PSC, Reginaldo Almeida, também garante que Lauriete e Renzo são pré-candidatos a deputado federal e serão confirmados em convenção, no próximo sábado (30).

CERVEJA SE LULA GANHAR

O petista Rafael Primo, que disputou a Prefeitura de Vila Velha pela Rede em 2020, postou no Twitter que, se o ex-presidente Lula vencer a eleição no primeiro turno, no dia 2 de outubro, vai fazer uma festa e pagar a cerveja: "Pode chegar que as 30 primeiras caixas de cerveja eu pago".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Paulo Hartung TJES Eleições 2022 ES em Ação Democracia Letícia Gonçalves

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.