Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Leonel Ximenes

Estudante do ES é selecionado para cursar universidade na Rússia

Jiordano Lorenzoni Partelli,  17 anos, de Marilândia, vai fazer Química, a partir de 2021

Publicado em 03 de Julho de 2020 às 18:35

Públicado em 

03 jul 2020 às 18:35
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Jiordano está no último ano do  ensino médio
Jiordano está no último ano do ensino médio Crédito: Divulgação
O jovem Jiordano Lorenzoni Partelli, de 17 anos, vai trocar a tórrida Marilândia, no Noroeste do Estado, pela gélida Rússia. Estudante do último ano do ensino médio de um colégio católico em Colatina, ele passou no processo de seleção para o curso de Química na Universidade de Kursk, cidade de meio milhão de habitantes que fica a 525 quilômetros da capital, Moscou.
“Eu fiquei extasiado quando soube que fui aprovado. É muito gratificante ver que todos os meus esforços foram recompensados”, comemora Jiordano, que pelo nome evidencia a origem italiana da sua família.
Para ser selecionado para a Universidade de Kursk, que é paga, ele participou de uma avaliação que constou de análise documentos, como currículo e histórico escolar, e uma entrevista. O currículo de Jiordano, aliás, foi enriquecido com cursos de Educação à Distância em Botânica pela Universidade de Tel-Aviv (Israel) e de Química Orgânica na Universidade de Novosibirsk (Rússia).
Se quisesse, o jovem estudante que gosta de videogame e pesquisar e desenvolver projetos poderia ter escolhido ficar bem mais próximo uma vez que ele também passou para os cursos de Estatística na Ufes e Economia na PUC de São Paulo.
Mas a escolha de Jiordano recaiu mesmo sobre a vasta terra dos czares, onde pretende ter uma formação de maior qualidade: “Optei pela Rússia por questões acadêmicas e científicas. Sinto que lá terei melhor aproveitamento do meu conhecimento bem como poderei aprimorá-lo”.
Antes de ingressar na universidade, o estudante vai fazer durante nove meses, a partir de fevereiro próximo, na Universidade de Kursk, um curso preparatório de russo, uma língua reconhecidamente difícil. “Meu nível no idioma é básico e pretendo aprimorar”, afirma. Depois, vai cursar Química em outra universidade russa que ele ainda vai escolher.
Terra de grandes romancistas e contistas, a Rússia exerce uma atração especial em Jiordano, que aponta Tolstói, autor dos clássicos “Guerra e Paz” e “Anna Kariênina” (ou Karenina, dependendo da tradução), como seu escritor favorito.
A propósito, no começo do romance “Anna Kariênina”, Tolstói afirma que “todas as famílias felizes são iguais…”. Mas a família de Jiordano, neste momento, está numa felicidade incomparável e orgulhosa da conquista dele. A coluna torce para que a história dele seja eternamente feliz.

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
5 sinais de que o crescimento da sua empresa está acontecendo sem controle 
Pílula para tratamento de HIV
HIV: pílula diária em estudo pode ampliar opções de tratamento
Estevão pela Seleção Brasileira
Estêvão sente lesão em jogo do Chelsea e vira preocupação para Ancelotti

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados