Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Belas e poéticas paisagens do ES são imortalizadas em aquarelas

Exposição exibe locais que são referência no Espírito Santo, incluindo montanhas, litoral e monumentos históricos

Publicado em 18 de Setembro de 2024 às 17:17

Públicado em 

18 set 2024 às 17:17
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Baía de Vitória retratada em aquarela pintada por Clovis Aquino
Baía de Vitória retratada em aquarela pintada por Clovis Aquino Crédito: Divulgação
A inspiração nasce da beleza poética das paisagens capixabas. E quem teve essa inspiração é o artista plástico Clovis Aquino, que assina a exposição “Paisagens Poéticas do Espírito Santo”, reunião de aquarelas que serão expostas na hall de entrada do prédio da Justiça Federal do Espírito Santo, em Vitória. A mostra será aberta nesta quinta-feira (19), às 17h, e fica até o dia 19 de outubro.
A exposição de aquarelas busca narrar a poesia que as belas paisagens do ES, através do olhar do aquarelista Clovis Aquino, que também é professor e pesquisador na Universidade Vila Velha (UVV). A experiência da aquarela e do “ritrarre il paesaggio”, ou seja, “retratar a paisagem”, vem da sua longa passagem de 20 anos na Itália, onde a aquarela se tornou a expressão do seu estilo de vida.
Clovis interpreta alguns lugares icônicos do ES, das montanhas como a Pedra Azul, pintada em mais de um ponto de vista, às praias como a da Costa em Vila Velha, passando também pelo Convento da Penha. Mas, segundo ele, o destaque vai para a Baía de Vitória com suas nuances e luz única no pôr do sol.
Clovis Aquino viveu 20 anos na Itália, onde conviveu intensamente com a técnica da aquarela
Clovis Aquino viveu 20 anos na Itália, onde conviveu intensamente com a técnica da aquarela Crédito: Instagram
“A aquarela é uma técnica que permite ao artista pintar a paisagem de uma maneira mais lúdica, por ser uma técnica fácil de ser feita a céu aberto”, explica Aquino, que aprendeu a técnica na Europa. “Pintar a paisagem com aquarela é também um estilo de vida que eu trago da minha experiência do período que morei na Itália.”
A exposição, com entrada gratuita, pode ser visitada durante o expediente da sede da Justiça Federal no ES (Av. Mal. Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), 1.877).

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

De um lado, Paulo Hartung; do outro, Ricardo Ferraço e Renato Casagrande
Ricardo e Casagrande abraçarão o PSD do Paulo? Esse abraço é muito difícil. Saiba por quê
O Santuário Nacional de São José de Anchieta fica no litoral sul do Espírito Santo
Espírito Santo recebe primeiro Fórum de Turismo Religioso do Sudeste
De acordo com Jaciely Favoretti, ação rápida do pai previniu que o incidente fosse mais grave.
Delegada faz alerta a pais após tentativa de rapto de criança em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados