Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Barcos que invadem áreas de segurança preocupam a Polícia Federal no ES

Pequenas embarcações dificultam manobras marítimas e a ação da polícia no combate a crimes como tráfico de drogas e contrabando

Publicado em 17 de Agosto de 2021 às 15:37

Públicado em 

17 ago 2021 às 15:37
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Agente da Polícia Marítima da PF fiscaliza, à noite, terminais portuários na Grande Vitória
Agente da Polícia Marítima da PF fiscaliza, à noite, terminais portuários na Grande Vitória Crédito: PF/ES
A Polícia Marítima da Polícia Federal no Espírito Santo (Nepom) e a Marinha do Brasil, numa operação conjunta, flagraram dois pescadores em uma pequena embarcação, na noite desta segunda (16), numa área de segurança e restrita do Complexo Portuário de Praia Mole. A abordagem foi realizada pela equipe de policiais a bordo da lancha de patrulhamento costeiro (LPC) Urano, que realizava patrulha noturna pelos terminais portuários da Grande Vitória.
A área próxima ao cais é utilizada para manobras de grandes embarcações, como navios e rebocadores. Há também cargas suspensas que extrapolam o limite do cais. Por isso, essas áreas são inadequadas e inseguras para barcos pequenos, os quais têm a sua própria segurança comprometida e acabam por prejudicar ou mesmo impedir as manobras portuárias.
Recentemente, no Terminal de Vila Velha, um navio ficou impedido de atracar porque um pequeno barco naufragou próximo ao cais. Por causa do acidente, houve grande prejuízo financeiro aos controladores do navio, e a segurança das pessoas no local foi comprometida.
Outra situação, muito mais grave segundo a PF, envolve o cometimento de crimes com o içamento de cargas ilícitas, como drogas, para bordo dos navios. Assim, quanto mais distante as embarcações pequenas estiverem dos navios, maior a eficiência das ações da Polícia Federal que visam evitar a ocorrência de contrabando e tráfico de drogas, entre outros crimes.
Na noite desta segunda, a equipe da Polícia Federal desenvolveu a ação conjunta com a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), que também realizava ações de fiscalização no litoral da Região Metropolitana. A embarcação invasora foi conduzida com seus ocupantes para o cais da CPES, em Vitória, onde foram produzidos os autos relativos às irregularidades verificadas.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

A dificuldade persistente ou a ausência de orgasmo, mesmo diante de estímulos adequados, é uma disfunção sexual e se chama anorgasmia
Dia Mundial do Orgasmo: entenda a anorgasmia, condição em que o prazer dá lugar ao sofrimento
Davi Brito oficializa casamento no civil com influenciadora
Davi Brito se casou de verdade? Entenda a polêmica envolvendo o cartório
Delegacia Regional de Cariacica
Homem vai questionar policiais em delegacia e acaba preso em Cariacica

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados